b2ap3_thumbnail_Dr-Augusto_20150304-211955_1.jpg

Os dentes carniceiros são assim denominados por terem como principal função rasgar os alimentos (carne) nos carnívoros. Eles correspondem ao 4º pré-molar maxilar com três raízes e ao 1º molar mandibular com duas raízes. A designação “abcesso do carniceiro” refere-se normalmente a um abcesso de uma, ou mais raízes do 4º pré-molar maxilar. 

Quais as causas do Abcesso do Carniceiro?

O abcesso é causado por bactérias que têm acesso à estrutura radicular (raízes) por de várias maneiras: – Fratura da coroa do dente originando um acesso direto à raiz. Nestes casos salienta-se a fratura longitudinal em cães que cuja alimentação fazem alimentos duros, tais como ossos; – Prolongamento de doença periodontal, tártaro. Neste caso a periodontite vai destruindo a gengiva e a sua ligação até atingir o suporte vascular do dente, ou mesmo a raiz; – Micro traumatismos repetidos. A sucessão de pequenos traumatismos causados pela mastigação de alimentos duros (ossos) provoca danos na raiz resultando em necrose/inflamação e subsequente infecção e abcesso; – Via hematógena. Trata-se da forma menos comum de infecção, em que as bactérias acedem à raiz dentária através de vasos sanguíneos.

Quais os sintomas?

O abcesso do carniceiro provoca um elevado grau de desconforto e dor ao animal. A estrutura radicular do Carniceiro prolonga-se até uma zona situada imediatamente abaixo do globo ocular pelo que muitas vezes os proprietários são alertados por uma tumefação nessa área. Algumas vezes essa tumefação fistula libertando pus para o exterior.

Que procedimentos devem ser tomados?

Em caso de não haver sintomatologia óbvia de abcesso dentário, este deve ser confirmado mediante raio X dentário. Uma vez confirmado o diagnóstico o animal deve ser medicado com antibiótico e antiinflamatório e deve ser anestesiado para extrair o dente. A extração do carniceiro faz-se através da secção do dente de forma a auxiliar a remoção, tornando-a menos traumática.