Nos últimos 12 anos, o ex prefeito Dr. Roberto Hamamoto e o atual Gersinho Romero se mostraram empenhados na manutenção da identidade e da preservação histórica da cidade dos Pinheirais.

21 de dezembro é uma data histórica para Caieiras, pois marca o dia em que o prefeito Gersinho Romero entregou, o Memorial Maquinaia – Orlando Loppes – um novo espaço idealizado para eternizar as memórias das famílias que fizeram – e ainda fazem – a história de Caieiras.

Em live divulgada nas redes sociais, o prefeito Gersinho explicou que esta não é apenas uma obra que é deixada para a cidade, mas um legado histórico que vai emocionar gerações. “Esta é uma atração diferenciada, um resgate do passado que precisava ser feito”, explicou.

O prefeito ainda frisou a importância do Memorial homenagear um personagem tão importante da cidade, o Maquinaia, artista genial e ser humano generoso que também terá sua história de vida contada no local.

Também bastante emocionada, a Secretária Solange Dártora fez questão de agradecer a equipe que trabalhou para a realização do projeto e deixou clara a importância de resgatar e preservar a memória da cidade. “Nossa cidade tem uma história belíssima que não pode se perder com o tempo. Hoje nos orgulhamos do nosso passado e também do presente que estamos construindo”, finalizou.

O Memorial, localizado na Avenida Professor Carvalho Pinto, no antigo prédio da Polícia Militar, é uma espécie de museu interativo que, além de fotos e objetos históricos, também reproduz, em vídeos, os quatro períodos mais importantes da cidade (o início com o Coronel Rodovalho, a chegada da Família Weiszflog e sua saga na Melhoramentos, o começo da Cresciúma e o período pós-emancipação).

Além disso, a equipe responsável pela criação do Memorial ouviu e filmou depoimentos de dezenas de representantes de famílias caieirenses que contaram a sua trajetória pessoal e muitas curiosidades da cidade: dos banhos no “Tancão” aos bailes de Carnaval, passando pela convivência com Josef Mengele e pelas compras na loja da “Dona Fonsina” e na Cooperativa.

O Memorial Maquinaia só deve ser aberto ao público em janeiro, por conta nas restrições impostas pelo agravamento da pandemia do Coronavírus. A expectativa é que a abertura aconteça no próximo dia 04 de janeiro, das 9h às 17h.

ASSISTA!

Assista também!

Assista também!