Gisa Silva vem se tornando uma da mais importantes autoridades no tratamento capilar na região de Caieiras. Empresária ousada, investiu alto nos estudos para oferecer um serviço de qualidade incomparável na região. Nesta entrevista, Gisa fala dos seus sonhos, ideais, dificuldades e, finalmente, o reconhecimento.

Gisa, você já é uma profissional do tratamento capilar muito conhecida em Caieiras, inclusive muitos pacientes são de outras cidades que procuram por serviços qualificados, mas como tudo isso começou?

Foi há cerca de 12 anos, nessa época trabalhava em São Paulo, meu filho era pequeno e minha casa ainda estava em construção, mas já sonhava em ter meu próprio negócio. Quando passava em frente a obra de um empreendimento imobiliário, eu idealizava meu espaço. Sou muito positiva sabe, e sonhava com aquilo, desenhei em uma agenda como seria meu salão, porém diante de tantas dificuldades, não sobrava dinheiro pra nada, era só sonho, mas era um sonho real que me levou a ousar no aluguel de um espaço, mesmo sem dinheiro e Deus foi preparando tudo no seu devido tempo.

 

No começo era um salão de cabelereira, mas como se deu o crescimento para uma clínica de terapia capilar?

Eu acredito muito que todos que fazem a opção por uma determinada profissão, precisam investir na sua própria formação, precisam buscar a excelência na prestação de um serviço. Caieiras é uma cidade de pessoas exigentes, eu investi em mim para atender este público. O tempo foi passando, sempre trabalhando e estudando, investindo na empresa e investindo em mim, tanto é, que fiz inúmeros cursos, viajei até para o exterior em busca de novos conhecimentos, conquistei certificados internacionais, sempre visando a excelência. A transformação de um salão de cabelereira para algo muito mais avançado como é uma clínica de tratamento capilar, foi natural, os investimentos que foram feitos em conhecimentos específicos, transformaram-se naturalmente em investimento físico, ou seja, na minha empresa.

 

Vivemos uma crise intensa nos últimos anos, como você conseguiu driblar esse momento?

Realmente a crise foi muito pesada, principalmente para quem trabalha nesse ramo, porque o investimento em beleza é um dos primeiros itens a serem cortados para quem passa por dificuldades, no entanto, por estar muito envolvida com o SEBRAE e inúmeras formações, não me deixei abater e continuei na busca do meu sonho. A crise só serviu para me deixar muito mais motivada a continuar investindo numa clínica de Terapia Capilar em Caieiras.

 

Seja mais clara, o que é Terapia Capilar e o que faz o (a) Terapeuta?

Bem, Terapia Capilar é um conjunto de ações clínicas e terapêuticas, que combina técnicas manuais com aparelhos tecnológicos e cosméticos comprovados cientificamente como eficazes para tratar, prevenir e manter a saúde do couro cabeludo e dos fios. Como Terapeuta Capilar, sou uma profissional preparada, conhecedora das patologias do couro cabeludo bem como os produtos a serem aplicados nos procedimentos. Minha função além de tratar, é também orientar o paciente sobre as devidas mudanças que se fazem necessárias para manter a saúde capilar.

 

Quem são os pacientes que normalmente procuram seus serviços?

São pacientes de todas as idades, homens e mulheres. É muito crescente na nossa sociedade a necessidade da boa aparência, as pessoas estão preocupadas com isso até por conta do emprego, da produtividade, do “estar bem” todos os dias. Com isso, é crescente o número de pessoas que exigem profissionais qualificados para atender as necessidades das pessoas.

 

Para quem você indicaria esses tratamentos?

O tratamento capilar é indicado para todas as pessoas, é muito complicado o paciente buscar o tratamento em estágios patológicos avançados, por isso a necessidade de sempre estar atentos ao cuidado do cabelo. Hoje eu recebo em minha clínica um número crescente de homens que apresentarão algum grau de calvície, seja pela própria idade, pela genética, então, prevenir é a melhor forma de interromper o desgaste e até a perda progressiva dos fios.

 

O que pode causar queda de cabelos?

Inúmeras! Desde a origem genética, hormonal, nutricional, emocional, ansiedade, estresse, depressão, passando por processos inflamatórios e infecciosos, chegando até os pós-procedimentos com química como alisamentos, progressivas e colorações. Isto é muito comum, porque as pessoas procuram certos aventureiros para aplicar no cabelo qualquer produto que se vende barato no mercado, ocasionando problemas gravíssimos.

 

Quando o paciente procura um profissional terapêutico para o tratamento capilar quer saber sempre do prazo e resultado o que você pode dizer sobre isso?

Bem, eu não vendo fantasias, sonhos, sou muito verdadeira. Meu trabalho é orientar somente isso, e depois, vou montar um tratamento individualizado, de acordo com as necessidades do paciente. A relação tempo de tratamento e resultado vai depender muito da gravidade, tipo e tempo do problema, vai depender principalmente do comprometimento e hábitos do paciente atrelado é claro com os produtos comprovados cientificamente para aquele determinado problema. É importante lembrar que a ciência está muito avançada, é uma realidade, existe tratamentos impressionantes para vários problemas capilares, mas infelizmente há limites. Tenho a obrigação de ser muito sincera nesse ponto.

 

Para finalizar, quem é a Gisa Silva?

(Muitos risos) Sou apenas uma pessoa apaixonada por cabelos, que me realizo no sorriso das pessoas, por isso me especializei em Terapia Capilar, estou sempre acompanhando as novas descobertas, os avanços da ciência, as novidades em aparelhos de última geração disponíveis à todos os tratamentos. E com tudo isso, tenho um profundo respeito pelo meu paciente, insisto muito em trabalhar com todos meus produtos naturais. Só em casos pontuais, de acordo com a situação que me chega, é que para o tratamento faço uso de químicas.

 

“Eu acredito muito que todos que fazem a opção por uma determinada profissão, precisam investir na sua própria formação, precisam buscar a excelência na prestação de um serviço. Caieiras é uma cidade de pessoas exigentes, eu investi em mim para atender este público”.

“Como Terapeuta Capilar, sou uma profissional preparada, conhecedora das patologias do couro cabeludo bem como os produtos a serem aplicados nos procedimentos. Minha função além de tratar, é também orientar o paciente sobre as devidas mudanças que se fazem necessárias para manter a saúde capilar”.