Muito se discute no século XXI acerca de Educação, especialmente pais que reclamam da Educação dos filhos e, em sua mente, a culpa logo é atribuída à escola.

Mas o que motiva essa situação? Sem dúvida, a amplitude de conceitos do termo “Educação”, que significa o processo de ensinar e aprender, de oferecer instrução, polidez, disciplina, para tornar uma pessoa apta à socialização e convivência na qualidade de cidadã, bem como para desenvolvê-la integralmente por meio da potencialização de suas características físicas, mentais, intelectuais, sociais e emocionais.

Dessa forma, apesar do conhecimento de que tanto a família quanto a escola têm a responsabilidade de educar, o papel de cada uma dessas instituições na Educação de uma pessoa se confunde pela amplitude do termo Educação.

Entende-se, nesse contexto, que família e escola devem transformar uma pessoa em cidadã e desenvolvê-la integralmente, porém, apesar de passar, normalmente, pelo menos doze anos de sua vida na escola, frequentando o Ensino Básico, no que se refere aos dias a pessoa passa mais tempo junto à família, visto que o período máximo de estudo diário, não ultrapassa cinco horas.

Além disso, como a Educação consiste no processo de ensino e aprendizagem, possível de ocorrer aquém da escola, em outros ambientes formais e informais, antes de frequentar o banco escolar pela primeira vez uma criança já possui alguns conhecimentos de mundo e alguns modos de conduta e valores morais aprendidos pela imitação social, possibilitada pela observação, especialmente dos hábitos dos pais e das pessoas próximas.

A escola, por sua vez, além de trabalhar o currículo para ensinar os conteúdos das disciplinas previstas para cada ano escolar, trabalha os valores sociais na busca de formar cidadãos capazes de transformarem a sociedade de modo positivo para as gerações. Isso porque o objetivo principal da escola, embasado no ideal da Educação, é a formação integral de seres humanos.

Fica clara, nesse contexto, a interdependência entre a família e a escola na Educação humana: a pessoa depende da família para aprender condutas e valores a serem aprimorados pela escola, que, buscando formar não só cidadãos e profissionais, mas pessoas plenas, potencializa atributos físicos, mentais, intelectuais, emocionais e sociais para promover o desenvolvimento integral.

É importante ter, desde sempre, essa visão de interdependência entre escola e família, bem como saber separar o papel de cada instituição dentro dessa relação.

Assim, recomenda-se que os pais, antes de reclamarem da Educação de seus filhos e direcionarem suas críticas à escola, reflitam sobre os seguintes aspectos:

– Se o problema do meu filho ou filha é o comportamento, apatia ou revolta com professores e/ou colegas, até mesmo a falta de interesse pela escola, como posso ajudar a resolver essa questão? Fiz/ faço minha parte como família, junto à escola? Sou presente em sua vida pessoal e escolar?

– Se o problema do meu filho ou filha é a dificuldade para aprender, defasagem em relação aos conteúdos das disciplinas, se noto atraso em sua aprendizagem, como posso atuar para resolver essa questão, cuja responsabilidade pode ser também da escola e/ou dos professores? Será que precisarei de profissionais adicionais, como professores particulares? Será que meu filho ou filha possui algum transtorno de aprendizagem? Será precisarei mudar para outra escola?

Pais, conversem e ouçam o que seus filhos têm a dizer, se interessem por todos os aspectos da vida deles, dediquem parte de seu tempo para fazerem atividades juntos, abracem, beijem, tentem ajudá-los a resolverem os problemas que surgirem no caminho e nunca se esqueçam: as palavras podem produzir admiração, porém são os exemplos que os filhos imitam, pois tendem a ser espelhos dos pais, especialmente quando crianças.

Ajam com amor e nunca subestimem o poder de um bom relacionamento com seus filhos, pois apenas uma vida familiar estruturada, com bons exemplos, pode construir maravilhas na vida escolar e tornar a Educação, com sua amplitude, em um objetivo alcançável. Boa sorte!