A tecnologia está aí e não há como negar esse fato, podendo-se inclusive afirmar sem medo de erro que todos os caminhos levarão à completa descentralização de controle dos processos produtivos, graças a proliferação de dispositivos inteligentes como a computação cognitiva e de outras inovações tecnológicas que visam a automatização como um caminho natural para a competitividade e a produtividade do setor.

Em Caieiras é notório a quantidade imensa de empresas que buscam um filão do território municipal para assentar os novos empreendimentos industriais e tecnológicos.

Curiosamente, o atual prefeito municipal que tem por origem profissional o setor empresário do ramo industrial, está sempre antenado nas inovações englobadas pela indústria, as quais visam mudanças na cadeia produtiva e na forma como essas empresas se relacionam com os clientes. Não é por menos que Gersinho Romero vem adotando a lógica da busca pelo alinhamento da cidade para melhoria dos serviços prestados à população visando investimentos privados para fazer de Caieiras um polo tecnológico de ponta na Região Metropolitana de São Paulo, mas para tanto, se faz necessário o investimento na capacitação dos jovens, até porque, hoje os empresários buscam por mão de obra altamente qualificada.

Foi com esse olhar no futuro que nos primeiros dias do mês de junho de 2019 no Centro Educacional e Cultural Izaura Neves (CECIN), o prefeito Gerson Romero deu o pontapé inicial na qualificação de jovens por meio da Mastertech, empresa referência em soluções inovadoras. “Como empresário, me considero um entusiasta da tecnologia e acredito que muitas soluções que facilitem a nossa vida podem ser criadas por um caieirense. Quem sabe, temos aqui um Bill Gates ou um Mark Zuckerberg prestes a ser descoberto!” Afirmou o prefeito.

No curso, os jovens aprenderam as linguagens de programação para desenvolver soluções inovadoras, como por exemplo, aplicativos que facilitem a resolução de simples problemas do cotidiano – como pagar uma conta ou conseguir uma carona – ou até mesmo salvar vidas, fazendo o monitoramento em tempo real de alterações nas condições fisiológicas em pacientes com determinada doença.

O curso esteve voltado para jovens de 16 a 25 anos, estudantes de escolas públicas ou particulares e também de ensino superior, com ou sem conhecimento prévio, sem distinção de gênero, cor ou bairro onde mora. No entanto, foi oferecido somente para jovens com o firme propósito em cumprir rigorosamente a proposta do curso que é de alto nível na área de Tecnologia.

Finalmente na noite de segunda-feira, 19, no Teatro Municipal de Caieiras, aconteceu a tão esperada exposição das criações dos alunos do curso de Desenvolvedor Fullstack que apresentaram o projeto final da primeira turma de programadores do município de Caieiras. O prefeito Gersinho Romero, o vice Adriano Sopó, secretários municipais e representantes da Mastertech, empresa focada na criação de soluções e na capacitação de profissionais de tecnologia, e parceira da Prefeitura na realização do curso, prestigiaram os alunos na apresentação dos trabalhos.

“Todos os projetos buscavam solucionar problemas relacionados a serviços públicos, retornando para a cidade o investimento que foi feito para que eles pudessem participar do curso. Parabéns a cada um dos alunos!”, destacou o prefeito, que se emocionou durante as apresentações. “Oportunidades podem transformar vidas”, concluiu.