Na noite da quarta-feira, 11, a ETEC de Caieiras finalizou o ano letivo, apresentando os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos do 3° ETIM-ADM (Ensino Técnico em Administração Integrado ao Médio) e os alunos do MédioTec-INFO (Ensino Técnico em Informática para a Internet, concomitante às escolas da rede pública).

Os alunos apresentaram em grupos o trabalho final do curso, a fim de serem avaliados em suas competências e habilidades. Para isso, era necessário que os grupos apresentassem por escrito o resultado de três anos de intensos estudos e também oralmente perante um rigoroso grupo de professores e para a comunidade local, de modo que, suas pesquisas, análises, ideias e apresentação de propostas de soluções para eventuais problemas, fossem julgados coletivamente.

Durante as apresentações das pesquisas, os grupos puderam utilizar slides, exibidos através de um monitor, e um banner para demonstrar todo o desenvolvimento do trabalho, enfatizando desde o tema do artigo, objetivos, problematização, referencial teórico, pesquisa de campo até seus resultados e conclusão. Os temas foram de livre escolha para os estudantes, desde que os mesmos se encaixassem em algum conteúdo já estudado no curso e fossem aplicáveis.

O evento que possuía entrada gratuita para o público em geral, foi realizado nas dependências da própria instituição, que ofereceu um bom suporte aos grupos com notebooks, monitores e mesas para organizar as apresentações, além de um foodtruck parceiro, que dispôs seus serviços para atender o público e também os grupos durante os intervalos das apresentações.

Grande parte da divulgação das apresentações finais foi feita pelos próprios alunos. Fator esse que contribuiu diretamente para que, mesmo em uma noite de forte chuva, a ETEC de Caieiras pudesse contemplar um bom público que marcou presença para prestigiar o trabalho dos alunos.

Aos que estiveram presentes nas apresentações, não houve como não comparar o nível de preparo e segurança dos alunos, deixando claro que o que estavam expondo apenas refletia um pouco de todo o conhecimento que adquiriram durante os três anos de estudo. Esse fato pode ser entendido como o grande diferencial do Centro Paula Souza, quando comparado às outras escolas convencionais públicas e até mesmo certas privadas que pouco cobram, apenas “empurram” alunos para a aprovação. Já para os alunos, a noite de apresentação dos trabalhos marcou não apenas o fim de um ciclo escolar, como também início de uma nova e promissora caminhada acadêmica e profissionalizante.

1- “A importância do Marketing digital para empresas de pequeno e médio porte” – Por: Bruno Macedo, Caio Lopes, Carlos Jeronymo, Eliel Roberto, Kauê Lopes.

2- “Absenteísmo no trabalho” – Por: Alberto Fontes Junior, Caio Rodrigues, Guilherme Nobrega, João Vitor Lacerda, Moisés Lima.

3- “A importância do plano de negócios para pequenas empresas” – Por: Debora Regina, Karina Francielle, Kesya Oliveira, Mayara Domingos, Sheila de Lima, Victor Hugo

4- “Otimização do tempo no processo de recrutamento e seleção de pessoas” – Por: Juliana Pacheco, Sarah Barbosa.

5- “Importância da estruturação do RH e gestão de pessoas em micro e pequenas empresas” Por: Caíque Nogueira, Gabriela Ramalho, Leonardo Luigi, Sophia Leme, Stephanie Vaz Rocha.

6- “Desenvolvimento de um plano de negócios para um restaurante vegano na cidade de São Paulo” – Por: Emily Vitória, Gabriela Cordeiro, Isabela Souza, Jennifer de Oliveira, Lívia Cardoso, Maria Eduarda Vieira, Nicolle da Silva, Rhuan Victor, Yasmin Soares.

7- “A importância das práticas inovadoras e do marketing nas empresas” – Por: Giovana Alves, Giovana Santos, Giovanna Camer, Guilherme Brüggemann, Thalissa Sousa.