b2ap3_thumbnail_Meia-Ambiente.jpg

Pemsa é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Caieiras

O Programa Municipal de Educação em Saúde Ambiental (PEMSA) vem apresentando boa adesão por parte da população caieirense. O Programa foi criado pela gestão do prefeito Hamamoto e do vice Gersinho Romero, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar os moradores da cidade a adotarem hábitos de vida mais saudáveis através de iniciativas simples e amigáveis.

Para isso, já realizou diversos eventos, palestras e intervenções que contaram com a participação de milhares de pessoas. “A prática de atividades físicas ao ar livre traz uma série de benefícios para a saúde física e mental. Recentemente notamos o aumento do número de grupos, tanto ligados à academias quanto iniciativas entre amigos que tem se unido para praticar esportes, principalmente corrida e caminhada, demonstrando que as ações de motivação e mobilização implementadas pelo Programa, sem interrupção há 6 anos, tem apresentado resultados”, afirmou o Secretário do Meio Ambiente, Bonfilio Alves Ferreira. 


Caieiras contra a dengue

Segundo ele, o interesse da iniciativa privada pelas ações do PEMSA também tem aumentado, principalmente em relação à prevenção contra a dengue. No site da Prefeitura de Caieiras (caieiras.sp.gov.br), acessando a seção da Secretaria do Meio Ambiente, os cidadãos podem fazer o download do folheto “10 minutos contra a dengue”, com um roteiro de pontos que devem ser checados diariamente para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também transmite o Zika Vírus e a febre chikungunya.


PEMSA  também incentiva a adoção de mudas de frutíferas funcionais 

 

Outra ação do Programa que ganhando crescente adesão é o Projeto Arboriza Caieiras, com a doação, inclusive, de mudas de frutíferas funcionais, como acerola, romã, limão cravo, dentre outras, que além do valor nutricional tem função fitoterápica preventiva no fortalecimento do sistema imunológico, além de melhorar o paisagismo e a qualidade ambiental urbanos. Acesso o site da Prefeitura de Caieiras e saiba como fazer o seu pedido (caieiras.sp.gov.br).