b2ap3_thumbnail_Bruno-3.jpg

Escolher a mochila “mais bonita” seria a opção mais correta para seu filho? Acredito que não, pois a coluna vertebral pode sofrer consequências caso a mochila escolhida não seja adequada ao peso que o aluno carregará e ao peso corporal da criança. A escolha deve ser feita de maneira que não venha prejudicar a saúde de quem a carrega. O ideal é que a criança nunca carregue mais que 10% do seu próprio peso. O resultado do excesso de peso pode ser: dor nas costas, lombares, escoliose, que é uma deformidade na coluna difícil de ser corrigida depois; dores de cabeça severas, queda no desempenho escolar.

Eis algumas dicas que podem ajudar: Aos 4, 5 anos, o ideal é que a criança utilize apenas uma lancheira (merendeira), e caso seja necessário, uma bolsa com rodinhas para carregar o material didático. Aos 6, 7 anos, ainda se recomenda a bolsa com rodinhas, mas já é possível carregar uma mochila às costas, desde que sem muito peso. Aos 12, 13 anos, a mochila está liberada, desde que dentro dos critérios estabelecidos, ou seja, segundo a regra dos 10%. Mas, para prevenir as dores seguidas dos outros efeitos indesejáveis, é preciso ficar atento à forma como a bolsa é usada, a começar pelo tamanho, que nunca deve ser maior que o comprimento do tronco da criança. É importante que as alças sejam colocadas nos dois ombros, para distribuir melhor o peso da mochila. Quando a criança estiver com a mochila, ela deve dobrar os joelhos para se abaixar ao invés de se inclinar dobrando as costas. Escolha uma mochila leve, que, vazia, não pese mais que meio quilo. Observe se as alças são acolchoadas e reguláveis. Alças estreitas causam compressão nos ombros, deixando a musculatura tensa, o que causará as dores.

 

É importante lembrar que a idade escolar compreende a fase ideal para recuperar disfunções da coluna de maneira eficaz. Após esse período, o prognóstico torna-se mais difícil e o tratamento mais prolongado, pois a ossatura e a musculatura já estão formadas. Portanto, não se esqueça: toda atenção ao escolher a mochila para seus filhos.