b2ap3_thumbnail_Controle-da-Dengue_20150401-225527_1.jpg

É importante que a população deixe as janelas abertas quando o veículo passar, diz a Secretaria da Saúde

A Prefeitura de Caieiras, por meio de todas as suas Secretarias, tem desenvolvido iniciativas em várias frentes e atuado intensamente no combate à dengue.

Uma dessas ações, desenvolvida pela Secretaria da Saúde, é o veículo da Unidade de Controle da Dengue, também conhecido como “fumacê”, que libera um composto formado por óleo mineral e inseticida, que atua contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O diretor do departamento de saúde coletiva, José Eduardo de Oliveira Souza, explicou o motivo pelo qual a Unidade passa sempre pela manhã. De acordo com ele, é nesse período que a incidência do vento é menor, o que faz com que o “fumacê” tenha mais eficiência, pois não perde força com o vento.

“É importante que, se estiverem em casa quando o ‘fumacê’ passar, os moradores abram as portas e janelas, para que o composto aja dentro das residências”, acrescentou.

De acordo com um levantamento da Vigilância Epidemiológica, a Unidade de Controle da Dengue já passou pelo Real Park, pela Vila Miraval, pelo Jardim Nova Era, pelo Jardim Esperança, pela Vila Rosina, pelo Sítio Aparecida, pela Laranjeiras e pelo Portal, pelo Morro Grande, pelo Jardim San Diego, pela Nova Caieiras e pela Vila São João.

Apesar de Caieiras ser a cidade da região com o menor número de notificações e, consequentemente de casos de dengue, é importante que a população continue atenta e se proteja do mosquito, não deixando água parada e limpa exposta, pois esse é o ambiente em que o mosquito deposita seus ovos.

 

Ações muito simples ajudam bastante no combate à dengue: é importante não deixar água acumulada em nenhum tipo de recipiente. Mantenha a caixa d’água sempre limpa e fechada, pneus e garrafas vazios e com a boca para baixo e troque a água dos vasos de planta por areia.