b2ap3_thumbnail_Saude---vacinao-contra-o-HPV.jpg

Meninas entre 9 e 13 anos são o público-alvo e estão sendo imunizadas

A Secretaria da Saúde de Caieiras, por meio da Vigilância Epidemiológica, já deu início a mais uma campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), nas meninas de 9 a 13 anos.

Em virtude da baixa adesão à vacina, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) enviou uma carta aberta à população alertando sobre a importância da imunização contra o HPV.

A vacina é segura e os efeitos colaterais após a vacinação são leves e pouco frequentes.  Sua eficácia é de 100% na prevenção de lesões precursoras de câncer de colo do útero, mas, caso os pais ou responsáveis pelas alunas se oponham à vacinação, a Vigilância Epidemiológica distribuiu um termo de recusa, que deve ser preenchido, assinado e entregue no dia da imunização.

A cada ano, cerca de 5 mil mulheres brasileiras morrem de câncer de colo do útero e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, anualmente surgem 15 mil novos casos da doença.

A Vigilância Epidemiológica de Caieiras informou ainda que as meninas que não foram imunizadas nas escolas, podem comparecer à sede do órgão, localizada na Rua Capitão Alberto Graf, nº. 201, no Centro, para receber a vacina, desde que levem uma autorização da escola.

 

O HPV é um vírus transmitido em relações sexuais por meio do contato direto com a pele ou alguma mucosa infectada. Assim como o HIV, ele também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. Entre os desdobramentos do contágio, está o câncer de colo de útero, o terceiro tipo de tumor mais comum nas mulheres.