b2ap3_thumbnail_Saude---Tuberculose.JPG

Município foi premiado no Fórum Estadual de Tuberculose 2015

Pelo terceiro ano consecutivo, Caieiras foi premiada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual de Saúde, pelo fato de a Cidade dos Pinheirais ter atingido a meta de curar pelo menos 85% dos novos casos de tuberculose.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria e que é transmitida de pessoa para pessoa, ao falar, espirrar ou tossir, por exemplo. Na maior parte dos casos, os sintomas são tosse seca, cansaço, febre baixa, falta de apetite, fraqueza e, em estágio avançado, dificuldade para respirar, perda de grande quantidade de sangue e acúmulo de pus na pleura, a membrana que reveste o pulmão.

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente acaba desistindo antes do tempo.

 

“Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose em Caieiras, a Vigilância Epidemiológica realiza de perto esse acompanhamento, garantindo o sucesso do tratamento e o alto índice de cura.  O paciente é  acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados”, explicou o Secretário da Saúde, Dr. José Torres Fernandez Varela.