b2ap3_thumbnail_PAG-14-e-15.jpg

Esta é sem sombra de dúvidas uma das melhores edições que já fizemos nesses 15 anos. Tenho em mãos, números de sobra que comprovam o quanto Caieiras cresceu nos últimos 8 anos.

Mas o interessante desta cidade não é somente o que se é abarcado com a visão da paisagem urbana caieirense, repleta de novos símbolos arquitetônicos que atestam a grandeza desta gestão, citando o viaduto, o Paço municipal, os Necs, Policlínicas, ETEC, Poupatempo, Agência do INSS e tantos outros edifícios que mesmo somados são parcos exemplos voltados somente para encher os olhos de algum viajante de passagem.  O que impressiona o caieirense atento são as sólidas e profundas estruturas que desmontaram o velho modelo de governo coronelista, dando lugar a uma cidade de oportunidades, moderna, pujante, voltada e preparada para suportar tempestades econômicas.

Só para se ter uma ideia, em 2009, quando assumiu o atual prefeito, a economia brasileira estava nas alturas, era época de “vaca gorda”, mas a prefeitura de Caieiras estava quebrada, não tinha dinheiro sequer para pagar salário dos funcionários. A cidade era um cemitério de obras abandonadas, soma-se a essas calamidades o esqueleto de um hospital recém-entregue com apenas duas ambulâncias sucateadas, escolinhas de madeira espalhadas pelo município e até aquela obra doentia do “Tobogã”, desmoronou com a primeira chuva.

Quando você observa com certa diligência a atual cidade de Caieiras e eleva a visão para um país quebrado, estados ricos quebrados, como é o caso de Santa Catariana em que 90% dos municípios declaram falência. Não há como negar as rígidas e estruturadas colunas econômicas fincadas nessa cidade, eis o maior legado do atual prefeito. Se a economia não é movimentada num território, suas estruturas se desmoronam, isso é fato!

Em Caieiras, a reforma tributária atrelada à desburocratização do sistema atraiu milhares de novas empresas, somado a segurança pública que incentivou aberturas de novos comércios. Tudo isso gerou emprego e renda, gerou um aumento vertiginoso de ICMS, imposto mais interessante para o município que o IPTU. Tais ações abastecem o pleno funcionamento dos belos prédios na paisagem urbana caieirense.  Óbvio que o terremoto da crise patrocinada pelo desgoverno do PT fez tremer a cidade, mas Caieiras nem de longe chegou perto da falência pública.

Você pode não gostar do prefeito, ter alguma picuinha, alguma mágoa por erros ou falhas pontuais dele ou de alguns funcionários. Mas questionar a vastidão de números positivos da Firjan, do Seade, do IBGE com sua PNAD contínua, das secretarias de governo que atestam seguramente a grandeza dessa gestão, é absurdo.

 

A rigor, nenhuma cidade chega ao posto de terceira mais segura do Estado paulista a mais segura da grande São Paulo, comprovado pelos números da secretaria de governo do Estado, se não houver uma grande gestão. O mesmo com a Firjan que insere a cidade dos Pinheirais entre as 100 melhores do Brasil. É um legado inquestionável.