b2ap3_thumbnail_capa_20171202-005811_1.jpg

Professor universitário com vasta experiência em administração, Fredy Arl Schnell foi um dos escolhidos a dedo pelo ex-prefeito Dr. Roberto Hamamoto ainda no ano de 2013 para comandar uma das mais importantes secretarias do município de Caieiras.

Fredy, logo de imediato ousou em implantar num departamento público o modelo empresarial de cumprimento de metas e busca de resultados, mas para isso foi paulatinamente montando uma das mais qualificadas equipes de profissionais do município, responsáveis diretos pela apresentação de  resultados recordes de empregabilidade e renda superando de longe municípios como Mairiporã, Francisco Morato e até mesmo Franco da Rocha. Esses resultados, segundo o próprio secretário, são reflexos de uma equipe extremamente qualificada. Basta dizer que pelo menos 90% dos profissionais que atuam na secretaria do trabalho e desenvolvimento de Caieiras, são formados em curso superior, ou estão em vias de se formar, inclusive é crescente o número de pós-graduados no departamento.

Arl Schnell é o próprio exemplo para sua equipe da Secretaria de Trabalho, pois mesmo sendo professor universitário, empresário e um dos secretários de maior importância no governo do atual prefeito Gerson Romero, foi em busca de uma concorrida pós-graduação strito sensu, aproveitando o pouco tempo de folga para se dedicar aos estudos, o que lhe garantiu após dois anos de intensos estudos, o título de mestre em Administração pela Universidade Paulista.

Agora, Fredy foi convidado pela própria Universidade de São Paulo para participar do XIX Seminário em Administração do Brasil, o SemeAd, considerado um dos maiores eventos científicos em Administração do mundo,  cujo objetivo é contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração.

O SemeAd – Seminário de Administração  é anualmente organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é uma oportunidade para que pesquisadores e profissionais de administração possam trocar experiências acerca de pesquisas, dentro das áreas temáticas abordadas no evento. Dessa forma, há quase 20 anos a USP vem convidando professores, pós-graduados e profissionais da área a submeterem artigos científicos e relatos técnicos para o enriquecimento do universo acadêmico.

Nesta entrevista o professor, agora mestre, e secretário do trabalho e desenvolvimento de Caieiras Fredy Arl Schnell fala  sobre seu artigo cientifico apresentado no SemeAd na USP, e de sua equipe a qual ele tanto se orgulha.

 

Revista Pense Urbano –  Professor, observamos que você tem várias atribuições: secretário professor, empresário, e notadamente os resultados frente à Secretaria do Trabalho tem sido expressivos, qual o segredo?

Não há segredo Marcelo, mas sim uma soma de fatores: o primeiro é que por trás dos resultados extremamente satisfatórios existe uma equipe maravilhosa! As pessoas com quem trabalho entenderam qual é o objetivo da Secretaria para com os cidadãos e buscam todos os dias atingir suas metas de trabalho. O segundo é a liberdade e respaldo que o prefeito Gerson nos dá para trabalhar em prol da população, em seguida é o método de trabalho, baseado em planejamento, com metas, responsáveis e prazo, e por fim, a equipe de secretários da prefeitura, extremamente comprometidos e que trabalham em sinergia buscando atender todas as demandas da cidade, principalmente num momento tão difícil para nosso País.

 

RPU – Você falou em planejamento, como funciona na prática isto em um setor público?

Igual na iniciativa privada, nossa equipe participa na criação dos projetos, planeja a execução, levanta quais recursos necessários, estabelece prazos e executa. Lembrando que existem ações de curto, médio e longo prazo.

 

RPU –  Pelo visto você tem bastante familiaridade neste assunto, estou certo?

Não é bem assim Marcelo, apesar de ter uma longa carreira profissional na iniciativa privada, onde tive a oportunidade de ter excelentes professores, temos que buscar sempre capacitar-nos, por conta disso, terminei recentemente um mestrado em estratégia empresarial com foco em empreendedorismo, buscando conciliar meus estudos às necessidades do meu trabalho na prefeitura e nas minhas atividades acadêmicas.

 

RPU – No dia 08 e 9/11/17, você participou em um dos mais importantes congressos de administração do mundo, o SemeAd na USP, como foi esta experiência?

Uns três anos atrás, eu fui como expectador neste congresso, percebi a importância deste seminário e a contribuição do mesmo no meio acadêmico e empresarial, então estabeleci como meta submeter e ter aprovado um artigo e apresentá-lo, depois disto, muito estudo e dedicação.

 

RPU – Você tem colocado sempre em suas falas na imprensa sobre a importância do munícipe de Caieiras se capacitar, isto também vale para você?

Isto vale para todos nós Marcelo! Além de buscar sempre melhorar minhas competências, incentivo toda minha equipe a buscar o mesmo. Hoje das pessoas da equipe que atendem direto ao público pelo menos 75% tem curso superior ou estão cursando. O munícipe de Caieiras deve se capacitar para concorrer as melhores vagas de emprego em Caieiras! Isto melhora a qualidade de vida e proporciona mais riqueza para nossa cidade e é este um dos motivos pelos quais a Administração Municipal tem investido muito na capacitação dos munícipes, em especial os jovens.

 

RPU –  Caieiras e região tem vagas para absorver todas essas pessoas?

Não só tem, como carece de pessoas capacitadas, a gestão do prefeito Gerson Romero tem recebido um apoio muito grande dos empresários de Caieiras e nas reuniões que ocorreram dentro deste ano uma das dificuldades apontadas é a falta de pessoas na região para atender as empresas. Qualificar e incentivar a qualificação das pessoas é fundamental para atender as empresas hoje, bem como aquelas que pretendem se instalar no município.  Quando nós olhamos o sistema de empregos da secretaria hoje, é como se olhássemos para o retrovisor do carro, pois as vagas já estão ai, precisando ser preenchidas. Contudo, quando vemos as empresas que pretendem se instalar na cidade ou no entorno, olhamos para o para-brisa, é o futuro! Temos que preparar o cidadão de Caieiras para o futuro!

 

RPU –  São tantas as dificuldades hoje com relação a emprego que muitos jovens não demonstram expectativas para o futuro, o que você diz sobre isto?

Já fomos jovens um dia Marcelo! Estas dúvidas e temores também passaram pela nossa cabeça, contudo, o sucesso e a felicidade futura dependem muito das nossas ações hoje. O que falta para muitos jovens é idealizar e planejar seu futuro, ai gastar um pouquinho do seu tempo realizando ações que possibilitem atingir seus objetivos. Hoje nós temos alguns programas na prefeitura de Caieiras que contribuem com a formação técnica e comportamental dos nossos jovens, nos programas, além da formação procuramos dar exemplos.

 

RPU –  Você teve exemplos que auxiliaram na sua formação?

Não só tive como tenho até hoje! Aprendo todos os dias com as pessoas, de modo que aprendi bem novo ainda dentro de casa o valor do trabalho, do respeito às pessoas e do amor ao próximo. Estes valores contribuíram para que eu aprendesse com os exemplos dos outros e felizmente tive e tenho a oportunidade de conviver e aprender com pessoas maravilhosas que contribuíram muito com minha formação. Hoje muitos deles já se foram, outros estão muito bem, então a forma de poder retribuir para as pessoas o que já fizeram por mim é fazer o mesmo com os outros.