b2ap3_thumbnail_0001_20161003-221328_1.jpg

A eleição 2016 está chegando ao fim. O que chamou a atenção foi a tranquilidade pela maneira como as campanhas em Caieiras se desenrolaram. Por mais de 40 dias os seis candidatos a prefeito realizaram suas campanhas, numa eleição que até o momento é uma das mais tranquilas da história, com exceção é claro, das boatarias que ainda pipocam nas redes sociais, cujo objetivo é pescar até o último segundo alguns desavisados. 

 

Paulão do Sítio isolado, luta para salvar o PSDB de um fiasco histórico

É de conhecimento público que nos últimos anos Paulão do Sítio do PSDB se vendeu como futuro o candidato a vice de Gersinho, mas na reta final acabou sendo engolido por Adriano Sopó. Magoado, lançou-se numa espécie de aventura majoritária com apenas 3 partidos e 20 candidatos a vereador, e com uma vice desconhecida que foi sua 4ª opção depois de várias negativas de outros nomes. Paulão, no entanto, é um candidato que enfrenta duras batalhas judiciais, do tempo que foi presidente da câmara dos vereadores e para piorar, carrega nas costas um dos principais boateiros de Facebook, Diógenes Garcia, que também enfrenta sérios problemas na justiça.

Curiosamente, no jingle de campanha do PSDB, ouve-se repetidamente a frase: “pra mudar Caieiras”, mas em toda a campanha não foi dito “o que, e nem como” o município seria mudado, pois nem ao menos um plano de governo foi lançado para oferecer uma possibilidade de discussão sobre tais supostas mudanças. Paulão chegou a soltar material de campanha dizendo ter apoio do ex-prefeito Névio Dártora, mas logo em seguida, o próprio Névio em entrevista ao jornal Primeira Impressão, nega, e ainda afirma que ele não é seu candidato e não o será.

 

Nas costas de Cleber Furlan pesam: uma ficha suja, um boateiro, além de petistas e comunistas…

A situação de Cleber Furlan não é nada fácil. Se por um lado acertou no marketing leve, limpo e humanizado, mérito único de seu vice Nelo Franco, Nelo também fez o que qualquer marqueteiro deveria fazer: esconder ao máximo o passado de seu candidato a prefeito, o qual foi condenado como ficha suja no processo 670-95.2012.6.26.0192, sentenciado pelo Ministro Henrique Neves da Silva em 1º de fevereiro de 2013. O candidato a vice e marqueteiro, vem se empenhando também para esconder o PT da Apeoesp,  e o fato de estarem mancomunados com os boateiros de Facebook, os quais por 8 anos trabalharam pela desestabilização do governo municipal, paralisando trânsito e provocando badernas pela cidade. Cleber, semelhante a Paulão do Sítio optou por não divulgar seu plano de governo e sim, só criticar o plano de governo de Gersinho.

 

Gersinho e Adriano, ainda surpresos pelo reconhecimento recebido do próprio Névio Dártora

Saiu da boca do próprio ex-prefeito Névio Dártora em entrevista ao jornal Primeira Impressão que Gersinho e Adriano são os mais preparados para assumir o comando da cidade. Independente da opinião da principal força tucana na região é inegável que Gerson, diferente de Cleber e Paulão não tem nenhuma condenação e nem sequer responde a algum processo. A dupla está indo para a disputa com um bloco de 78 candidatos a vereador e 12 partidos. Gersinho foi o único candidato que apresentou para a população um plano de governo.

 

Dr. Stélio Pessanha já começou com os ensaios das explicações pelo fiasco eleitoreiro

Dr. Stélio achou que por ser jornalista, neurologista, dono de uma rádio, com uma clínica no centro da cidade, e por ter consigo dois partidos nanicos e 9 candidatos a vereador, iria revolucionar  a cidade. Esqueceu-se, porém, que a construção de uma campanha eleitoral exige diplomacia, diálogo e capacidade de articular forças políticas. Estas são simples competências de lideranças políticas, que não se percebem em seu perfil de candidato a prefeito. A luta de Stélio nessa reta final da campanha se resume em não ser o fiasco de ficar na 6ª colocação entre os 6 candidatos a prefeito.

 

Lazaro Tonolli, a possível grande surpresa

Lazaro Tonolli provou que pode fazer muito, com pouco. Humilde e respeitador, soube escolher um vice que somou, ligado à igreja católica. Aparentemente a candidatura de Lazaro vem crescendo significativamente na região do Marcelino. Seus 15 candidatos a vereador apostam na possibilidade de atingir o coeficiente eleitoral e eleger um vereador, o que seria considerado a maior surpresa nessas eleições.

 

Cátia Freitas, ir contra o sistema só com dois candidatos a vereador 

 

A esquerda leninista do PSOL foi a campo com apenas dois candidatos a vereador sendo uma estudante e um bem sucedido empresário. O PSOL representa nessa eleição a ala dos revoltosos que saiu do PT. Um grupo de características totalitárias que não aceitam ideias contrárias, não se misturam, não somam e nem se articulam. Não é por menos que nessas eleições os comunistas do PSOL se posicionaram contra tudo e contra todos, contra um sistema estabelecido. Nas redes sociais, mesmo que desconexas, a candidata Cátia de Freitas vem apresentando suas propostas, mas até o fechamento dessa edição não se tem conhecimento de um plano de governo para que essas suas as propostas possam ser discutidas e comparadas.