Os números falam por si, a ETEC de Caieiras sob a gestão do jovem professor Maggayver Grecco tornou-se uma das maiores referências no ensino público na região, ao formar em apenas cinco anos, cerca de mil alunos, sendo que desse montante, mais de 80% dos alunos que concluem o 3º ETIM conseguem vagas em Universidades Públicas e Privadas ou são encaminhados direto para grandes empresas com altos salários.

A instituição hoje conta com aproximadamente 420 alunos, os quais vêm sendo preparados para o mercado de trabalho por mais de 40 professores altamente qualificados, somado a 15 colaboradores, onde toda a equipe trabalha com um único objetivo: desenvolver nos alunos, as mais diversas habilidades e competências.

Foi com esse espírito transformador que a ETEC de Caieiras comemorou seu quinto aniversário em um grandioso evento acontecido nas dependências do teatro municipal da cidade, na noite de quarta-feira, 10 de abril. Com o espaço completamente lotado o público pode presenciar apresentações culturais, musicais, danças, palestras, encenações e coreografias. O gigantismo do evento evidenciou-se quando o diretor Maggayver revelou que a organização ficou 99% por conta dos próprios alunos, arrancado aplausos acalorados da plateia.

A filosofia defendida pelo diretor da instituição, visa parcerias sólidas que é um dos princípios da ETEC de Caieiras. Sendo a principal parceira, a própria prefeitura, representada pelo prefeito Gersinho Romero, o qual se dispõe a atender as reivindicações da instituição, disponibilizando toda a infraestrutura necessária para atender os exigentes alunos. Para o prefeito, que também é um grande empresário na região, “a ETEC é um orgulho para a cidade, visto que, em tão pouco tempo vem apresentando resultados impressionantes que vão ao encontro da transformação da sociedade”.

 

Por que o ensino público na ETEC de Caieiras funciona?

Podemos ficar presos a milhares de teorias educacionais ou até mesmo em frases de efeitos de inúmeros pensadores, mas o resultado quantitativo e qualitativo fala por si: 80% dos alunos que se formam na ETEC de Caieiras, ingressam em universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais, conseguem notas altíssimas no ENEM para obtenção de bolsa integral em conceituadas universidades privadas ou ainda alcançam empregos em grandes empresas.  Esse fato, faz da ETEC uma realidade indiscutível, uma instituição que de fato existe para preparar alunos para o concorrido mercado de trabalho.

Uma informação que nem todos sabem é que a ETEC não está vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – representada localmente pela Diretoria de Ensino Região Caieiras- e sim, à Secretaria de Desenvolvimento do Estado. Ou seja, a ETEC não é uma instituição engessada ao currículo oficial do Estado, às normas burocráticas, às diretrizes da Secretaria de Educação e nem à papelada fiscal de supervisores das Diretorias de Ensino.

Além disso, a instituição permanece distante das pressões de sindicatos aliados a interesses escusos, otimizando seu tempo em preocupar-se unicamente com os alunos e com a realidade do mercado que estes irão enfrentar. Desta forma, logo no primeiro ano, os alunos recebem orientações profissionalizantes claras, isto é, aulas teóricas e principalmente práticas que vão permitir que coloquem a mão na massa o quanto antes, permanecendo sempre motivados, focados e sonhando com o futuro.

Na ETEC os alunos vivenciam na prática o “aprender a aprender”, pois trabalham com situações reais, nas quais são desafiados a alinharem aos conteúdos desenvolvidos em sala. Durante os três anos de formação aprendem constantemente por visitas técnicas, pesquisas, trabalhos coletivos e apresentações, onde a fundamentação teórica e o poder de argumentação são requisitos essenciais para se manter na média dos bons alunos, onde ao final, para concluírem a formação técnica é necessário apresentar um robusto  TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. A rigor, alunos da ETEC encontram na instituição de ensino, os significados claros para a vida acadêmica, sabendo desde cedo o que querem e o que fazer para conquistar.

 

Carlos Eduardo Pimentel de Souza

Prof e orientador educacional – Carlos Eduardo

“Com mais de uma década de experiência em escolas públicas, privadas e Etec’s, confesso que lecionar e ser orientador educacional na Etec de Caieiras está sendo uma experiência impar na minha jornada profissional. A direção de Maggayver Grecco ancorada pela criatividade e inovação na tratativa humana com a comunidade escolar, construiu ao longo de 5 anos uma relação de respeito e carinho recíproco entre aqueles que fizeram e ainda fazem parte desta instituição de ensino. Contando com uma equipe gestora/pedagógica de excelentes profissionais que compreendem as necessidades do perfil dos jovens estudantes, fazem da Etec de Caieiras referencia em educação pública de qualidade na nossa região, refletida pelo pioneirismo dos cursos ofertados, pelo bom índice de aprovação em universidades públicas e pela grande parceria público/privada por meio de estágios. Sendo assim, acredito que a receita da Etec de Caieiras seja não produzir apenas conhecimento, mas produzir futuro e o futuro é aqui e agora”.

 

Leonardo Luigi Souza do Carmo

Luigi – 3º ETIM

“A Etec de Caieiras atende plenamente às necessidades dos alunos, refletidas pelos bons profissionais que a compõem. A dualidade entre o Ensino Médio e a formação Técnica foi fundamental para o meu processo de amadurecimento, organização e ampliação do repertório intelectual, imprescindíveis para o mercado de trabalho”.

 

 

Giovana Alves Magalhães

Giovana – 3º ETIM

“Dizem que educar é educar para a vida. Compreendi isso a partir do momento que me tornei aluna do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio da Etec de Caieiras. Ao longo de três anos percebi que pela ótima relação dos alunos com professores, funcionários, coordenador de curso e direção, nos tornamos uma família. Todos dispostos a ajudar a alcançar um objeto comum – Superar os desafios da vida”.

 

Nicolle da Silva Cristiano

Nicole – 3º ETIM

“Percebo hoje a importância e o valor em ser uma aluna etequiana. Aos poucos a Etec de Caieiras vem ocupando um lugar especial não apenas em nossas vidas, más na cidade de Caieiras. Com a direção de Maggayver Grecco e toda equipe gestora/pedagógica, vemos em todos os lugares os efeitos desta gestão moderna, transparente, humana e atenciosa sempre tentando melhorar a integração dos cursos e confiando em nós alunos o direito de voz e protagonismo”.

 

Caio da Silva Rodrigues

Caio – 3º ETIM

“Com a ampla gama de eventos e atividades desenvolvidas, a Etec de Caieiras me ajudou na     autoconfiança e na capacidade de trabalho coletivo, ampliando a minha visão de mundo, reforçando os valores e a convivência tão importantes quanto difíceis no universo juvenil. Graças à ótima relação com os professores, funcionários e a direção da escola com os estudantes, posso dizer que nossa escola é diferenciada. E com ela eu pude enxergar o futuro”.

 

Thalissa de Lima Sousa

Thalissa – 3º ETIM

“Nunca tive a oportunidade de vivenciar e colaborar com a gestão de uma escola. Ser presidente de Grêmio Estudantil da Etec de Caieiras me possibilitou enxergar as dificuldades latentes da escola, o que me ajudou no amadurecimento frente às tomadas de decisões, aprender a ouvir e a falar e a importância do trabalho social. Nesta jornada, percebi o quanto a direção de Maggayver Grecco é criativa e democrática. Percebi também que com o trabalho coletivo podemos avançar à passos largos. Hoje sei qual é a universidade dos meus sonhos e sei que estou preparada para ela”.