b2ap3_thumbnail_WhatsApp_Image_2017-08-27_at_11_31_54.jpg

Agosto é o mês dedicado às vocações. Em cada domingo a Igreja celebra uma vocação específica: sacerdotal, familiar, religiosa e catequista (leiga). Nesse período, todos somos convidados a refletir sobre o chamado que Deus fez e faz para nossas vidas, para vivermos nossa vocação. A primeira delas é a santidade: “A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1,15-16). Essa é a principal vocação de todo batizado, que deve ser desejada e exercitada diariamente, pois é algo possível de se conseguir, caso contrário, Deus não nos pediria.

Nosso chamado à santidade vem também do infinito amor e misericórdia divina que por Jesus Cristo nos tornou filhos do mesmo pai que é Deus, portanto, como filhos de Deus que somos, temos que buscar viver nossa vocação primeira. “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda a bênção espiritual nos céus, em Cristo. Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou a ser para ele filhos adotivos por Jesus Cristo, assim o quis a sua benevolência para o louvor da sua glória, e da graça com que nos cumulou em seu bem-amado” (Ef 1,3-6).

O berço de todas as vocações tem uma origem, que também é vocacional: a família. Todas as demais vocações têm na família esse lugar comum, de onde os laços afetivos, os ensinamentos, as convivências, conduzirão às escolhas que serão feitas em tempo oportuno, seja pela escolha da vida sacerdotal, religiosa ou familiar e leiga. Uma família que vive sua vocação de igreja doméstica, que busca viver o amor, o respeito, a responsabilidade, a educação, dentre outros, traz um benefício imenso para a sociedade e, sobretudo, para a Igreja, pois torna-se um frutuoso celeiro de vocações. Não é à toa que em nossos tempos, a família é tão atacada, principalmente pela grande mídia que tenta a todo custo desmerece-la e tirar dela seu poder de ação e escolha. 

Que neste mês vocacional, possamos zelar com amor e dedicação por nossas e por todas as demais famílias, e rezarmos para que as vocações aumentem em quantidade, graça e sabedoria.