Em 11 de junho de 2018, a TV Record já noticiava as 800 câmeras de monitoramento em Caieiras atreladas ao sofisticado sistema de segurança e ao massivo investimento em formação, qualificação do patrimônio humano que resultou já em 2019 na primeira colocação do município de Caieiras como o mais seguro da Grande São Paulo e um dos mais seguros do Brasil.

Obviamente que o gigantesco investimento em segurança fez toda a diferença, mas é inegável que a segurança pública depende e muito de investimento urbano como iluminação de qualidade, vias pavimentadas e bem sinalizadas, somando-se ainda a oportunidade de emprego e renda que o município oferece aos cidadãos e claro, educação e cultura que juntas contribuem decisivamente para a segurança pública.

Por outro lado, as ações da GCM em Caieiras continuam implacáveis. Ao longo de 12 anos a tradicional Guarda Municipal sofreu uma verdadeira revolução em suas estruturas. Desde investimentos em modernos equipamentos de proteção e segurança, passando pela aquisição de novos veículos e constantes treinamentos de formação chegando até ao mais avançado sistema de monitoramento na região.

A GCM de Caieiras hoje em nada lembra aquela acanhada, tristonha e desrespeitada guarda do passado, que nem ao menos dispunha de veículos para trabalhar, nem coletes para se proteger e a comunicação era a mais precária possível. O resultado de tamanho investimento impressiona, pois as centenas de agentes treinados de hoje atuam em estreita parceria com a PM e Polícia Civil garantindo assim uma prestação de serviço com rara qualidade quando comparada com outros municípios.

Um exemplo desse trabalho pode ser comprovado com a quantidade de ações de combate à criminalidade que vem sendo realizado em Caieiras. São sucessivas blitz em vários pontos estratégicos da cidade, como no Jardim São Francisco, em frente ao Velódromo, e na Vila Rosina, num dos principais pontos de acesso a São Paulo, sempre junto com a Polícia Civil, e o Departamento de Trânsito mostrando muito profissionalismo nas abordagens. O objetivo dessas ações é averiguar a situação dos motoristas e veículos que trafegam pelo local, no sentido de investigar possíveis irregularidades e manter a normalidade no que diz respeito à segurança dos munícipes.

Outra importante atuação da GCM diz respeito ao trabalho em conjunto com as polícias civil e militar, no combate ao tráfico de drogas, furtos e roubos que acontecem no município, além de outras ocorrências. Já são inúmeros os relatos de munícipes que puderam contar com a efetiva atuação da GCM em Caieiras, e que hoje reconhecem sua importância, não apenas para o município, mas também para a região.

Números comprovam o avanço da qualidade da segurança pública em Caieiras

Segundo o IBGE, na última década a população caieirense cresceu mais de 17%, chegando em 2020 com uma estimativa de 101.470 habitantes, mas a taxa de delitos no município seguiu rota contrária caindo vertiginosamente e sistematicamente ao longo dos últimos 10 anos, sendo apontada hoje pela própria Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo como a mais segura cidade da Grande São Paulo.

Para entender o quanto Caieiras avançou em segurança pública na última década é necessário comparar dados estatísticos oficiais dos governos federal, estadual, de órgãos internacionais e comparar esses dados com outros municípios.

Os números oficiais não deixam margens para dúvidas, ao longo do ano de 2019, apenas 2 homicídios foram contabilizados em terras caieirenses, média histórica de 1,9 mortes para um grupo de 100 mil habitantes, padrão europeu. Cajamar, com 76.801 habitantes chegou a 14 homicídios, média de 18,2 mortes por 100 mil habitantes, seguida por Francisco Morato com média de 8,5 mortes violentas. Franco da Rocha chegou a 7,8 mortes p/100mil habitantes, número maior que Mairiporã que obteve 6,9 mortes p/100 mil habitantes. E surpreendentemente a capital paulista endureceu com a criminalidade nos últimos anos e viu o índice de violência cair para 5,3 assassinatos para um grupo estimado de 100 mil habitantes.

Os números falam por si, Caieiras é uma cidade que goza de tranquilidade quando comparada com outras cidades, onde as crianças ainda podem brincar a noite nas ruas dos bairros, as pessoas podem transitar livremente, fazer exercícios nas praças públicas e frequentar bares e restaurantes com certo alívio, sobretudo à noite.

Essa sensação de segurança se deve é claro, ao trabalho iniciado com Dr. Roberto Hamamoto quando prefeito e Gersinho Romero quando era vice prefeito e que agora como prefeito investiu muito mais na área de segurança levando Caieiras ao topo da segurança pública na Grande São Paulo.

O resultado de tamanho investimento no setor tornou-se visível, quando em 2008, por exemplo foram contabilizados 855 assaltos e furtos e 188 veículos foram roubados ou furtados. Em 2019, pasmem, mesmo com o agigantamento da cidade e com uma frota de automóveis 4 vezes maior nas ruas quando comparado com 2008, os números despencaram para 126 veículos roubados ou furtados e 538 assaltos ou furtos. São números que impressionam. Claro que, criminalidades acontecem no município, mas na questão de segurança pública, quando comparada com qualquer outra cidade, Caieiras é a que goza de mais tranquilidade.

 

Enquanto isso na “ilha” Caieiras…

Você caieirense quando olha além das serras e compara os números da violência de lá com os de cá, é um ato de humildade e até sensatez admitir que uma cidade localizada na sub-região norte da Grande São Paulo, limítrofe com a maior cidade da América Latina e na rota de passagem para o interior do Estado mais rico da federação, e é apontada pela Secretaria do Estado de Segurança como o município mais seguro da Grande São Paulo, um dos mais seguros do Brasil com apenas 1,9 mortes violentas para um grupo de 100 mil habitantes, tem que admitir que aqui, mesmo com todos os problemas ainda é uma “ilha” de tranquilidade.

Mesmo com toda a infraestrutura em segurança implantada na cidade na última década contando com mais mais de 200 efetivos entre GCM, PM, Civil e agentes de trânsito treinados e qualificados, os quais têm seu trabalho apoiados por 800 câmeras de monitoramentos, veículos modernos e armamentos pesados, ainda falta em  Caieiras o apoio de boa parcela dos munícipes que, ou se opõem às forças de segurança, ou se omitem quando poderiam ajudar.

Da mesma forma, como o grande legado do ex-prefeito Dr. Roberto Hamamoto junto com o atual prefeito Gersinho foi unificar as forças de comando e municiar fortemente a GCM para combater a criminalidade e servir os munícipes, agora é a vez desses mesmos munícipes se unirem em torno dos comandos e apoiá-los. Caieiras já é, e tem tudo para ser ainda mais, um modelo em segurança pública.

 

Assista Também!!!

 

Assista também!!!

Assista Também!!!