Cidade conta com 4 centros médicos credenciados para fazer os testes

A testagem da população é importante para tornar mais eficiente o mapeamento da COVID-19 e, assim, adotar políticas mais eficazes de enfrentamento da doença.

Em Caieiras, estão credenciados junto ao Ministério da Saúde quatro Centros de Atendimento para o Novo Coronavírus, localizados no Pronto Atendimento, e nas UBS Jd. Vera Tereza, Laranjeiras e Jd. Nova Era.

O Pronto Atendimento oferece consultas médicas 24h, em ambiente separado dos demais atendimentos. Já as UBS credenciadas como Centro de Atendimento COVID-19 atendem de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, com testagem dos pacientes sintomáticos de acordo com avaliação da equipe de saúde.

As outras Unidades Básicas de Saúde priorizarão os demais atendimentos, tais como pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso e, se na ocasião do atendimento, o profissional de saúde identificar casos suspeitos, estes também serão submetidos à testagem para o apoio diagnóstico.

A equipe técnica da Secretaria da Saúde informa que é muito importante que a população compreenda que cada caso recomenda um tipo de testagem específica, com período de coleta determinado pela data dos primeiros sintomas. Somente um profissional de saúde capacitado poderá determinar a data correta da coleta a fim de evitar resultados falso-negativos.

 

Os principais sintomas de síndrome gripal são:

Febre

Tosse

Dor de garganta

Coriza

Perda de Olfato/paladar

Mialgia

Dificuldade respiratória

Assista!!!

Assista também!

Assista também!