b2ap3_thumbnail_samuel-1.jpg

O “Comunista valentão” que acredita que em Caieiras 

a Justiça não existe

Por: Professor Marcelo Vagner Brüggemann

Recentemente um vídeo de agressão se alastrou pela rede. Para quem está de fora do jogo político caieirense parece que foi briga de vizinhos, de arruaceiros ou coisa assim, mas não foi!  

A origem de tal patifaria também não se encontra no campo das fofocas, fuxicos e futricos e sim, no nítido incômodo pela minha competência profissional de informar e transformar fatos em notícias. E isso se comprova pela minha vasta produção editorial.

O fato é que agradando ou não, meu trabalho jornalístico contribuiu diretamente para desmontar uma sólida estrutura de poder que perpetuou nessa cidade por meio século e deixou Caieiras com quase duas décadas de atraso. Nesse momento, quem entende do jogo jogado no campo da política caieirense assiste a rearticulação das velhas forças retrógadas para uma nova disputa eleitoral. No entanto, essa velharia do passado tem pela frente vários grandes obstáculos. Logo, sou apenas um desses grandes obstáculos, que na prática precisa ser eliminado, calado, escorraçado. Simples de entender.  

Por sua vez, o agressor Samuel Santos é membro da executiva do PCdoB de Caieiras tem pretensões políticas e por isso se vende como um “revoltado” que pode colocar o dedo na cara de um, ameaçar outros, distribuir ‘porrada’ em desafetos. Pode descarregar nas redes sociais todo tipo de sandices e canalhices, pode deitar e rolar que absolutamente nada acontece. Seus atos demonstram claramente – além de sério descontrole emocional – uma nítida crença na impunidade, pois faz parte de um pequeno grupo de pessoas que acredita que a justiça não existe. 

Alem disso, o comunista se vale de sua forma física, de seu trabalho como segurança de quarteirão e de amizades com alguns GCMs e PMs para intimidar a tudo e a todos  fazendo da cidade uma extensão do quintal da sua casa.  E se a “coisa feder”, basta ameaçar com postagens de esculhambação na sua página no Facebook e pronto! tudo resolvido. Agora, se caso for parar na delegacia, basta mentir, mentir e mentir… e fica o dito pelo não dito. 

Em relação ao vídeo propagado pelo valentão, não bastou a agressão gratuita, covarde e insana a um profissional da imprensa no exercício do seu trabalho. Era necessário mais, muito mais, a ridicularização ao extremo do agredido via rede. O fato é que Samuel vai ter muito o que explicar para a justiça, como por exemplo, o acesso que teve às imagens de um circuito fechado de uma instituição que representa o Poder Legislativo de um município, as quais são protegidas por Lei Federal. Óbvio que tudo já foi descoberto, mas ele vai ter a oportunidade de dar sua versão, terá o amplo direito de justificação para se defender das provas que ele mesmo produziu para si próprio.  Dureza hein! 

Como é prática dos boateiros de Facebook mentir descaradamente chegando ao ponto de acreditar na própria mentira, tenho motivos de sobra para crer que ele vai novamente mentir na maior tranquilidade para a justiça. E vou mais além, tenho o direito de raciocinar que esse comunista tinha pretensões de algum tipo de aventura política no velho nanico e revoltado PCdoB… esquece! Game Over, fim da linha. Quem em sã consciência vai querer ser representado por alguém que não consegue dialogar? Que não possui o mínimo controle emocional?

Se eu estivesse em seu lugar, antes de pensar em política, iria pensar em preparar o bolso, porque juntamente com seus cúmplices, vai enfrentar mais alguns pesados processos. E como ele mesmo fez questão de tornar público à toda a cidade, agora é mais do que justo que os caieirenses saibam como irá terminar a novela do Comunista valentão que acredita que em Caieiras a Justiça não existe.