Todas as equipes da Prefeitura se mobilizaram num grande esforço para enfrentar a pandemia de Coronavírus. Confira resumidamente todas as ações que foram colocadas em prática pelas Secretarias Municipais.

A novidade que merece maior destaque e atenção é a criação do Plano de Isolamento Responsável em combate à COVID-19, que traz diversas normas e diretrizes que devem ser obedecidas pelos estabelecimentos comerciais. Confira o Decreto n.º 8272/2020 está na íntegra no site da Prefeitura: caieiras.sp.gov.br.

Secretaria da Saúde

Desde que a pandemia do Novo Coronavírus chegou ao município de Caieiras, a Secretaria Municipal da Saúde vem tomando todas as medidas para que consigamos atravessar esse momento difícil com o menor número possível de munícipes afetados.

Continuando os trabalhos com afinco, na linha de frente de combate à COVID-19, seja no Centro Médico de Combate ao Coronavírus ou em outros setores, o serviço público de saúde segue com diversas medidas.

A mais recente é a regulamentação do atendimento por telemedicina, ou seja, utilizando as ferramentas digitais, iniciada nesta segunda-feira, dia 8. Inicialmente a telemedicina será voltada ao monitoramento dos munícipes que foram notificados e diagnosticados com a COVID-19, avaliando a evolução do paciente e possíveis problemas causados durante o tratamento e processo de cura.

Depois, à medida que os agendamentos forem sendo realizados, respeitando o critério estabelecido pelo Ministério da Saúde para a realização do atendimento por telemedicina, os médicos passam a atuar diretamente nas suas atribuições e rotinas normais.

A Secretaria passou a contar com uma central de telemedicina para realização dos atendimentos, oferecendo toda a estrutura física, de equipamentos e recursos necessárias para que os atendimentos ocorram da melhor maneira possível.

Outra ação tomada pela Prefeitura foi a instalação, no terminal rodoviário do município, de uma cabine de higienização. Aqueles que chegarem da estação de trem ou de ônibus podem passar pela cabine, que borrifará um produto sanitizante natural, com aroma cítrico, feito para eliminar o novo Coronavírus das roupas e objetos. Vale ressaltar que as pessoas precisam dar duas voltas dentro do espaço, permanecendo lá entre 10 e 30 segundos.

O produto usado na cabine é seguro e garante mais 80% de eficácia na higienização.

A Prefeitura de Caieiras tornou obrigatório o uso de máscaras no município desde o início de maio, especialmente no acesso a serviços como bancos, lotéricas e semelhantes, bem como no transporte público, táxis e veículos de aplicativos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve a data de encerramento alterada para o dia 30 de junho de 2020, tendo em vista o baixo índice de adesão dos grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caieiras iniciou também uma nova estratégia para reforçar o combate ao Novo Coronavírus na cidade: uma varredura casa a casa para identificar casos suspeitos ou confirmados ainda não notificados às autoridades, de casos de COVID-19. Inicialmente, a ação percorrerá os bairros Laranjeiras, Portal das Laranjeiras, Centro e Jardim Nova Era, locais com maior incidência da doença.

Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Comunicação reforçou seu papel fundamental durante esse período da pandemia do Coronavírus, pois, tem como principal objetivo informar a população sobre o vírus e divulgar as medidas que estão sendo tomadas no município de Caieiras.

Muitas campanhas foram feitas com foco na conscientização dos munícipes. Desde o começo da pandemia, a Secretaria vem informando por meio das redes sociais, site e o jornal Imprensa Oficial, métodos de prevenção, como o vírus se prolifera, além de dar dicas de higienização, entre muitos outros.

A campanha “Fique em Casa”, também foi promovida em Caieiras. Foi criada no Instagram uma rede de conscientização, por meio do hashtag “eutôemcasa”, para que os munícipes mostrassem por meio de um vídeo ou foto que estava seguindo a quarentena, e dessa forma, incentivasse outras pessoas a fazerem o mesmo.

Muitos textos e posts para ajudar os cidadãos caieirenses foram criados, com dicas de gincanas com as crianças, de saúde mental, alimentação, entre outros.

A Prefeitura de Caieiras preza pelo compromisso e transparência com a população. Dessa forma, desde o início da quarentena é divulgado o número de casos suspeitos, confirmados, em análise e óbitos na cidade. A população tem atualização todos os dias.

É importante confiar e divulgar somente as informações dos canais oficias da Prefeitura de Caieiras. Siga as redes sociais, acompanhe o site e o “Zapzinho” ” adicione o número (11) 94390-7717, e mande “SIM”, para receber notícias e se manter informado.

Secretaria de Educação

Em combate à COVID-19, e para auxiliar os caieirenses nesse período, a Secretaria de Educação vem promovendo ações para garantir que os alunos continuem tendo acesso ao aprendizado e a segurança tanto dos pequenos quanto dos servidores da Pasta.

A Secretaria entregou aos alunos de toda a rede, materiais de estudos com dicas, orientações e sugestões de atividades que possam ser realizadas em seus lares. Aproximadamente 11 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, receberam 3 volumes desses materiais em casa, além de orientações expressas às crianças com alguma deficiência, enviadas pelo Setor de Educação Especializada (EDESP).

Foi criado também mais meio de comunicação com os pais e responsáveis pelos alunos matriculados na Rede: uma página no Facebook, bem como grupos fechados na rede social para as unidades escolares municipais.

Na página do Facebook da Secretaria você tem acesso aos principais comunicados, boletins e informações referentes à Educação Municipal. O objetivo da ação é promover a interação e o vínculo entre alunos, família e profissionais das escolas durante o isolamento social, e garantir que a informação chegue para todos.

Utilizar as ferramentas digitais que temos disponíveis são meios importantes para que os alunos deem continuidade no processo de ensino, por isso, a Prefeitura de Caieiras possui o aplicativo Caieiras SME, disponível na loja de aplicativos para celulares Android e IOS. O app foi lançado com a finalidade de manter os responsáveis informados sobre a rotina escolar das crianças, porém está sendo um grande aliado na comunicação com as famílias da Rede Municipal de Educação durante a pandemia.

Nele, a Secretaria de Educação divulga as ações tomadas frente à pandemia, disponibiliza novos conteúdos na plataforma “XôCOVID”, além de dar dicas de prevenção, entre outros.

As unidades escolares adotaram medidas que possibilitam uma maior aproximação com os pais neste momento de pandemia. A equipe gestora da EMEMI Vovó Luzia Rizzo Pezenti intensificou o uso do portfólio on-line, uma ferramenta em que a equipe compartilha informações, vídeos com sugestões de atividades dos professores e educadores para os alunos, e fotos que a gestão recebe da rotina dos alunos em casa.

A Secretaria de Educação, em parceria com o Desenvolvimento Social, realizou o cadastramento das famílias dos alunos que necessitam, neste período de pandemia, de um kit de gêneros alimentícios para que possa contribuir na alimentação dos nossos alunos, em casa. A entrega desses kits já beneficiou centenas de famílias.

Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana continua com as principais medidas no município, visando auxiliar e colaborar nesse período difícil para todos.

Durante a pandemia, muitas mulheres vítima de agressão física por parte de seus parceiros se viram mais ameaçadas ainda, ao não poder sair de casa. O lançamento do “SOS Mulher Caieiras” é muito oportuno, pois permite que essas mulheres recebam o atendimento rápido por parte da Guarda Municipal. Basta fazer o download do aplicativo, cadastrar-se e acionar o botão de “alerta”, caso seja necessário.

A Defesa Civil realizou a 3ª etapa da sanitização de todas as ruas de todos os bairros da cidade, com água, cloro e sabão, reforçando a higiene e a prevenção ao novo Coronavírus. A equipe também recebeu macas do tipo “Sked”, que permitem o resgate em áreas de difícil acesso.

Houve uma mudança no número de contato do serviço de agendamento de ambulância para transporte para procedimentos como hemodiálise, quimio e radioterapia, entre outros procedimentos em hospitais fora do município. Os agendamentos que antes eram feitos pela Secretaria de Saúde agora serão feitos pela Penélope, da Defesa Civil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número: (11) 4605-8505.

A Guarda Municipal de Caieiras ajuda na distribuição de máscaras de proteção aos caieirenses, além de orientar as pessoas que estavam em filas de bancos, lotéricas e outros comércios de serviços essenciais, sobre as medidas de distanciamento. Os guardas também explicaram como usar a máscara corretamente.

O Departamento de Trânsito segue trabalhando para melhorar as condições para a circulação de veículos e a segurança dos pedestres caieirenses: recentemente, foram executadas sinalizações de solo nas ruas e avenidas de vários bairros.

Agentes do Departamento, da Guarda e da Defesa Civil também receberam novos uniformes.

Secretaria de Esportes e da Juventude

A Secretaria de Esportes e da Juventude também vem promovendo ações no município, com intuito de ajudar a população durante a pandemia do novo Coronavírus.

Através do Youtube, a Secretaria disponibiliza as aulas das várias modalidades esportivas que oferece gratuitamente. Basta acessar o canal e conferir: https://www.youtube.com/channel/UCSW-G_X3SBdp86qXolVvcPA .

Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e a Defesa Civil, foi realizado o “PitStop da Solidariedade”, no qual foram arrecadados mantimentos que possibilitaram a elaboração de 220 kits. Além disso, uma empresa fez a doação de 200 cestas básicas.

Com isso, 420 famílias de todos os bairros do município receberam o auxílio que garantiu a alimentação em seus lares.

Proprietários de academias e estúdios da cidade foram convidados para uma reunião com porta-vozes da Prefeitura para receberem esclarecimentos e orientações a respeito dos protocolos de higiene e biossegurança conforme ocorrer o deferimento de liberação, com restrições, de funcionamento por parte da Prefeitura.

O Núcleo de Juventude de Caieiras em conjunto com instituições parceiras, disponibilizou cursos gratuitos aos jovens, para ajudá-los neste momento, bem como fez um mapeamento da demanda por cursos preparatórios e de qualificação.

Secretaria de Obras

A Secretaria de Obras mesmo diante da pandemia, tomou as devidas medidas e precauções para dar continuidade nas melhorias na infraestrutura de Caieiras, que são essenciais para a população.

Dentre elas está a modernização do Parque de Iluminação Pública da cidade, que terá 100% das lâmpadas de LED. Vários bairros já foram beneficiados e os trabalhos continuam. As lâmpadas de LED são mais econômicas, eficientes e garantem mais segurança à população, ao iluminar um espaço maior.

Outra obra em andamento é a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Jardim Esperança, que será de fundamental importância aos munícipes do bairro.

As obras estão avançadas e já está sendo executando o contra piso, as paredes estão recebendo gesso e o estacionamento está sendo construído, assim como a cobertura de estrutura metálica.

Outra UBS está sendo construída na Rua Luiz Rizzo Pesenti, na Vila dos Pinheiros, facilitando o acesso mais rápido e sem grandes deslocamentos a uma saúde pública gratuita e de qualidade para aqueles que moram na região.

Os serviços que estão sendo realizados atualmente no local são: execução de muros de contenção e dos baldrames (vigas horizontais de sustentação) que já foram impermeabilizados, e formam a fundação da Unidade Básica.

O Centro Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no Centro, também passa por uma reforma, essa que é uma grande unidade que recebe munícipes do Centro e do entorno.

O atual estágio de obras contempla nova pintura interna, além da troca dos pisos e pastilhas internas, que já foram instaladas em 40% do local, promovendo um melhor atendimento aos cidadãos que o procurarem.

Em breve a população contará com mais dois novos equipamentos públicos para auxiliar na área da saúde, além da melhoria no CIAS.

O EcoParque também está em fase avançada, diversos serviços estão em execução, sendo eles: o paisagismo da entrada e ao redor do lago está sendo finalizada, acompanhando a pista de caminhada. O Galpão de artesanato já está pronto e agora segue a construção do restaurante, que está na fase estrutural.

Além disso, estão sendo feitos dois decks, um em frente ao restaurante e outro em frente ao playground, e academia ao ar livre. Toda a instalação de cercas em volta do Rio Juqueri também já está sendo feita. O lago, que vem uma nascente que brota no centro de Caieiras, agora contará com uma grande cascata que também é uma espécie de portal para aqueles que fazem caminhada, sendo possível passar por baixo dela.

As próximas estruturas a serem construídas são os quiosques com churrasqueira, para a população poder aproveitar e usufruir do parque ao máximo.

A EMEF Luciana Pedroni, em Laranjeiras, está passando por uma reforma geral, que contemplará a pintura externa e interna, a troca de piso, revisão do telhado e da parte elétrica e hidráulica.

Quando estiver concluída, a Escola contará com mais seis novas salas de aula, para que possa receber mais alunos, com uma estrutura melhor.

Diversos recapeamentos asfálticos estão sendo executados na cidade, inclusive no bairro das Laranjeiras, onde as Ruas Cardeal, Perdiz, Danilo Valbuza, Ermênio de Oliveira Penteado, Pardal e Canario já foram totalmente recapeadas.

Além da Avenida Giovanni Gabrieli que já teve metade das obras concluída, a Rua João Casarotto também será recapeada.

Um trecho da rua Guadalajara, na região Central, também ganhou asfalto novo. Obra de grande importância tendo em vista a grande quantidade de veículos, sejam carros ou ônibus, que passam por essa via diariamente.

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de Emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Emprego tem oferecido desde o começo da pandemia diversos serviços à população, que foi consequentemente afetada pela COVID-19. Fique por dentro das últimas atualizações:

O Sebrae criou o programa “Enfrentar”, um plano de enfrentamento aos efeitos da pandemia do Coronavírus sobre os empreendedores e seus negócios.
Através dele, ocorrerão oficinas e encontros virtuais, pelas quais o público terá acesso a orientações e maneiras de enfrentar a quarentena, conseguindo manter ou até aumentar as vendas com novas táticas, utilizando delivery e vendendo à distância, por exemplo. Os links para inscrição estão no site da Prefeitura: caieiras.sp.gov.br.

Foi lançada agora no início de junho a Campanha “Meias do Bem 2020”, iniciativa da Empresa Puket e que conta com o apoio de outras Secretarias de Prefeitura, e tem como objetivo arrecadar meias para a confecção de cobertores para aqueles que necessitam. Nesse ano, a coleta será diferente: quem puder doar, deve ligar para o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus pelos telefones 4445-9222 / 9224 / 9334 / 9199/ 9268 / 9269 para agendar um dia para a equipe ir buscar a doação. Outra forma de arrecadação são as caixas que estão nas Escolas Municipais e Postos de Saúde. Procure o mais próximo da sua casa e faça a sua doação!

A confecção de máscaras reutilizáveis de tecido para distribuir à população, feitas por ex-alunas do Núcleo Mário Meneguini em parceria com a empresa Primícia, foi uma dessas ações. O objetivo é fazer e distribuir, através da GCM, 1000 máscaras por semana à população.

Outra ação realizada recentemente foi a instalação de tendas para auxiliar a população que estão na fila da Caixa Econômica Federal para retirar o auxílio emergencial do Governo Federal e entre outros serviços presenciais.

De forma a auxiliar com a população caieirense que vem sofrendo com os efeitos decorrentes da pandemia de Coronavírus, a Prefeitura de Caieiras, em parceria com supermercados e mercados da cidade distribuiu caixas de papelão nesses estabelecimentos, para que quem possa, doe alimentos e produtos de limpeza e higiene a quem precisa.

Você que queira fazer parte desse gesto, confira os estabelecimentos que já estão com as caixas para o depósito de doação:

– Supermercado Dia – Rua Ambrosina do Carmo Buonaguide, 130 / Centro

– Supermercado Dia – Avenida Erminio de Oliveira Penteado, 448 / Laranjeiras

– Supermercado Dia – Avenida Marcelino Bressiane, 58/ Serpa

– Supermercado Macedo – Rua Cardeal / Portal das Laranjeiras

– Supermercado Federzoni – Avenida Professor Carvalho Pinto, 149 / Centro

– Supermercado Federzoni – Rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves, 2170 / Serpa

– Supermercado Federzoni – Avenida das Araucárias, 112 / Jardim dos Eucaliptos

– Supermercado Irmãos Unidos – Rua José do Carmo Leite, 104 / Centro

– Supermercado Irmão Unidos – Rua Floriano Peixoto, 118 / Jardim Vitória

– Supermercado Irmãos Unidos – Rua José Mazivieiro, 85 / Nova Caieiras

– Supermercado Irmãos Unidos – Rua Andorinha, 21 / Laranjeiras

– Supermercado Macedo – Rua Sanhaço, 15 / Portal das Laranjeiras

– Supermercado Macedo – Rua Otto Dalchau, 11 / Morro Grande

– Supermercado Vereda – Rua Alfredo Casaroto, 254 / Vera Tereza

No site da Prefeitura há informações relacionadas ao Seguro-Desemprego e outras informações sobre o mercado de trabalho e economia durante a pandemia: www.caieiras.sp.gov.br.

Secretaria do Desenvolvimento Social

Atualizando as últimas medidas tomadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, para evitar a proliferação do novo Coronavírus, além de auxiliar os munícipes nesse período complicado, principalmente aqueles que passam por dificuldades financeiras.

Famílias de todos os bairros foram beneficiadas com doações de kits com gêneros alimentícios arrecadados tanto no “Pitstop da Solidariedade”, ação realizada em conjunto com a Secretaria de Esportes e da Juventude, quanto pela Defesa Civil, que arrecadou alimentos durante a lavagem das ruas do município, sem contar o que foi doado por outros munícipes e por uma empresa que preferiu não ter seu nome divulgado.

A entrega do “vale-gás”, através do programa “Caieiras estende a mão”, é uma das ações desenvolvidas pela Secretaria. O vale é voltado para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ativas no município de Caieiras.

O CDI (Centro Dia do Idoso) e o CCI (Centro de Convivência do Idoso), continuam fechados desde que a pandemia começou a se alastrar pelo Brasil, pois, os frequentadores do local estão no grupo de risco de infecção da COVID-19.

Os atendimentos dos CRAS, CREAS e do setor do Bolsa Família voltaram a funcionar As equipes estão trabalhando mas respeitando as indicações de distanciamento social, uso da máscara e higienização.

Secretaria da Ação Cultural e Turismo

A Secretaria da Ação Cultural e Turismo também tomou as devidas medidas para conter a COVID-19. Todas informações das últimas atualizações de ações continuam da mesma maneira, com equipamentos públicos da cultura fechados, e cursos sendo ministrados à distância, de forma a não interromper o ciclo de aprendizado.

Solidariedade

A Prefeitura tem recebido inúmeras doações de materiais e insumos muito importantes no enfrentamento à pandemia. A Softys, que tem sede em Caieiras, por exemplo, doou as primeiras 75 mil máscaras de proteção para a Prefeitura. No total, serão doadas 225 mil.

O ex-jogador do SPCF, Renan, que é caieirense, doou a sua camisa do Título Mundial de 2005, que foi arrematada por um empresário do município. Com esse dinheiro, foi possível adquirir 125 cestas básicas que serão encaminhadas para quem necessita.

A empresa Airlab também doou dezenas de cestas básicas à Prefeitura. As empresas Bignardi-Jandaia, Supermercado Federzoni e o Grupo Poli doaram 1 tonelada de álcool gel para a Prefeitura e a GTM Cenografia doou um dispenser que foi instalado próximo à estação de trem.

A Primícia doou mais 300 máscaras do tipo “Face Shield” para os profissionais da saúde do município e a Bio Acqua, 400 frascos de álcool em gel para a Guarda Municipal.

Assista!!!

Assista também!

Assista também!