b2ap3_thumbnail_Tiago_20150219-221216_1.jpg

Fala galera tudo bem? Hoje vou falar um pouco sobre aquecimento, porque meus alunos sempre me perguntam. Então vamos lá, o aumento na temperatura do tecido produzido durante o aquecimento foi sugerido como sendo responsável pela redução de incidência e probabilidade de lesões musculoesqueléticas. A elasticidade muscular depende da saturação sanguínea. Portanto, músculos frios com saturação sanguínea baixa estão mais suscetíveis à lesão ou danos que os músculos em temperaturas altas e concomitante saturação sanguínea mais alta.

O movimento de percurso articular também melhora em temperaturas mais altas devido ao aumento da extensibilidade dos tendões, ligamentos e outros tecidos conjuntivos. Este aspecto do aquecimento é especialmente crítico para os atletas que precisam de um determinado grau de mobilidade articular relacionada a seu esporte em particular (ex.: ginastas, corredores, etc.) e para os atletas que participam de esportes de inverno ou que se exercitam em tempo frio.

Qualquer pessoa que faça uma atividade física, que pratique um esporte ou algum tipo de treinamento deve fazer rotineiramente um aquecimento de acordo com seu organismo, sua idade e sua atividade. Lembrando também das probabilidades que a baixa temperatura do corpo pode causar, como lesões no músculo, no tecido conjuntivo, tendões, etc. E para finalizar, que nunca devemos praticar qualquer atividade física sem um aquecimento prévio, pois para um bom desempenho no esporte ou em qualquer outra atividade física, é necessário o aquecimento. Não existe atividade física sem aquecimento, ele é primordial ao atleta ou à pessoa praticante. Espero que essa dica possa ajudar no seu treino. Abraço e até a próxima!