b2ap3_thumbnail_DR-Augusto.jpg

Os principais sinais de gastroenterite são vômitos e/ou diarreia. Perda de apetite e letargia também pode ocorrer. Por vezes podem ocorrer perdas de sangue no vômito e na diarreia, devido a irritação no trato gastrointestinal. As perdas de fluidos nos vômitos e na diarreia podem resultar em desidratação. 

Enquanto algumas Gastroenterite (GE) são muito perigosas, podendo até por em risco a vida do cão, por vezes a irritação do trato gastrointestinal é menos grave e auto limitante com um tratamento conservador. Se o seu animal de estimação não melhora com este tipo de tratamento, ou piora de condição, deve contatar o veterinário; pois pode ter um caso mais severo de GE ou outro problema mais grave que requer exames adicionais e respectivo tratamento.

Causa – As GE são associadas a vários fatores, mas, mais frequentemente com a ingestão de alimentos em mau estado de conservação. A ingestão de substâncias não alimentares, assim como lixo, plásticos, pedras, e pequenos brinquedos, pode danificar a mucosa intestinal. Outras causas de GE incluem plantas, alguns medicamentos, parasitas, assim como doenças do fígado, rim, tumores, e até mesmo o stress.

Diagnóstico – As causas de GE são por vezes difíceis de diagnosticar, e em certos casos nunca são determinadas. O diagnóstico é feito com base na história, sinais clínicos e nos achados no exame físico. Porque as causas de GE são tão variadas, exames adicionais são por vezes essenciais, e podem incluir radiografias, análises sanguíneas, etc. Em alguns casos endoscopia e uma cirurgia exploratória também podem ser necessários.

Tratamento – O tratamento de uma GE “simples” consiste no “descanso” do trato gastrointestinal, para permitir a cura da irritação local. Dependendo da causa da GE, poderá ser necessária a administração de medicamentos, prescritos pelo médico veterinário. Se o seu cão tem outro episódio de vômitos e/ou diarreia, contate o seu médico veterinário antes de instituir algum tratamento; podendo necessitar de ser examinado ou necessitar de exames de diagnóstico ou outro tratamento.