b2ap3_thumbnail_b2ap3_thumbnail_DR-Augusto---Gripe-canina_20140910-190646_1.gifNeste mês de Abril se inicia a campanha de vacinação contra a gripe nos idosos e nas crianças. Aproveito esse momento para lembrar aos nossos leitores que os cães também pegam  gripe e que também como nós  podem contar com  vacina para a prevenção dessa doença  que no período do inverno aumenta e muito sua incidência. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães.


O vírus da gripe H3N8 foi identificado em cavalos mais de 40 anos atrás. Mas somente em 2004 é que foi relatada pela primeira vez em cães. Ele foi diagnosticado originalmente em galgos, e desde então se espalhou por toda a população de cachorros.
 

Gripe canina é transmitida através do vírus no ar de secreções respiratórias, como a gripe humana. O vírus pode ser transmitido a um cão através do contato direto com um cão infectado, com objetos contaminados, e por pessoas que podem ser portadores do vírus em suas mãos ou roupas.  Os cães podem ser capazes de espalhar o vírus por até 10 dias.
 

Nos cães infectados que desenvolvem a gripe canina, os sinais são leves e podem incluir uma tosse persistente que não responde ao tratamento, espirros, coriza e febre.  No restante de cães infectados, pode de desenvolver pneumonia e dificuldade para respirar e até sangramento nos pulmões.

 
Não há tratamento específico para a gripe canina, mas o cachorro precisa de cuidados como a hidratação, uma boa alimentação e medicamentos para aliviar alguns dos sintomas.
Existem vacinas aprovadas que estão disponíveis. Ela não vai tratar a doença e não pode evitá-la totalmente, mas pode ajudar a diminuir a gravidade da doença, se o cão for infectado. A vacina também irá diminuir a quantidade de vírus que é espalhado no ambiente.