b2ap3_thumbnail_Educao---Mudana.jpg

Atual gestão promoveu reformulação total na Secretaria de Educação, construiu modernas escolas e aliou a tecnologia ao aprendizado.

Logo que assumiram o Executivo Municipal, em 2009, o prefeito de Caieiras, Dr. Roberto Hamamoto, e o vice Gersinho Romero, junto a então Secretária de Educação, Solange Monteoliva Peinado Dártora, deram início a um processo de total reformulação na Secretaria de Educação, que carecia de estrutura física e de pessoal.

Depois de rigorosas análises, profissionais de diversas especialidades passaram a integrar o quadro de funcionários da Secretaria. Atualmente rede municipal conta com 10 mil alunos, distribuídos em 37 escolas,sendo 12 de Ensino Fundamental, 24 de Educação Maternal e Infantil e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Tal contingente é atendido por mais de 500 professores, entre ensino fundamental, educação infantil, educação de Jovens e adultos, bem como, atendimento específico para educação física e ensino especializado (portadores de necessidades especiais).

Atualmente, são 37 diretores, 71 monitores de sala do setor de Educação Especializada, 50 coordenadores pedagógicos, 48 motoristas, 96 monitores de transporte escolar, seis nutricionistas dedicadas a atender as necessidades alimentares dos alunos, inclusive aqueles que possuem alguma restrição, elaborando dietas especiais, psicólogos, fonoaudiólogo, T.O. , psicopedagoga, supervisores de ensino, orientadores pedagógicos.

Com a mudança na estrutura administrativa, o aprimoramento profissional se tornou prática recorrente, ou seja, os profissionais freqüentemente participam de treinamentos.

 

Programa de Tecnologia Educacional de Caieiras – Protec

Uma das principais inovações da atual gestão foi a implantação do Protec (Programa de Tecnologia Educacional de Caieiras), em 2014. Com o Programa, foram instaladas 34 lousas digitais e distribuídos 788 netbooks para alunos entre as doze Escolas Municipais de Ensino Fundamental dando oportunidade para aprenderem os conteúdos previstos no plano pedagógico da Secretaria de Educação de maneira diferenciada.

O projeto está sendo desenvolvido com os alunos dos quartos e quintos anos da rede municipal. A meta, segundo a Secretária de Educação, é expandir progressivamente o projeto para os demais anos da rede municipal. “Assim, teremos a aplicação plena da tecnologia na educação municipal”, disse a professora Solange.

O Protec é resultado de um acordo de cooperação firmado pelo prefeito Roberto Hamamoto com a Microsoft. “Com ele, transformaremos Caieiras num modelo de inclusão digital. A tecnologia pode ser uma importante aliada na educação e os profissionais da rede municipal de ensino são altamente capacitados para desenvolver estratégias inovadoras de ensino”, afirmou o vice-prefeito, Gersinho.

 

Plano Municipal de Educação – PME

A criação do Plano Municipal de Educação – PME e sua transformação em Lei, norteia as diretrizes a serem adotadas pelas futuras gestões municipais nos próximos dez anos, foi uma das principais conquistas da atual administração para a área da educação em 2015.

O PME tem como eixos: acesso e qualidade na educação básica, acesso e qualidade do ensino técnico e superior, formação do profissional, plano de carreira e remuneração, gestão e financiamento, reunindo 20 metas no sentido de melhorar continuamente a qualidade da educação municipal.

 

Núcleo Educacional de Caieiras – NECs

Em 2012, foi inaugurado o primeiro Núcleo Educacional de Caieiras – NEC, novo conceito de construção para o desenvolvimento da educação, os demais NECs,substituíram as antigas e precárias escolas de madeira. Três anos depois, o prefeito e o vice entregaram um total de cinco escolas com esse padrão.

“Os NECs proporcionam aos alunos novos ambientespara experiência educacional, aliando a aprendizagem com momentos de lazer”, explicou Hamamoto, todos eles possuem a infraestrutura adequada para atender os alunos com qualidade e efetividade.

Os cinco NECs já entregues ficam no Centro, na Vila Rosina, no Sítio Aparecida, no JardimVitória e no Jardim Marcelino.

 

Espaço Kids

Também utilizando a tecnologia como aliada ao aprendizado, a Secretaria de Educação criou em seu site (educacao.caieiras.sp.gov.br) o “Espaço Kids”, um espaço com jogos, dicas e atividades lúdicas e didáticas.

 

“A tecnologia faz parte da vida das crianças desde cedo e deve ser usada a favor do aprendizado. O Espaço Kids é uma seção que visa promover a interação das crianças com a tecnologia, de modo a favorecer a fixação do que aprenderam em sala de aula”, concluiu Solange.