b2ap3_thumbnail_Angelica-Blog.jpg

Construída no estilo neo-renascentista alemão, a fachada de 111 metros de comprimento e a torre de 122 metros de altura abrigam 647 salas que são usadas tanto pelo senado como pelo parlamento, uma vez que Hamburg é Município e Estado ao mesmo tempo.

O prédio construído em 1897 substituiu a antiga prefeitura que foi destruída num incêndio e hoje é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade. O horário de visitas e das 9h00 às 18h00 com guia a cada 30 minutos em várias línguas, tudo por uma bagatela de €4 euros (em torno de 12,60 reais). O prédio é impressionante e o interior abriga várias obras de arte representadas por pinturas, esculturas e tapeçaria. Relativamente luxuoso para os padrões modestos dos alemães “do norte”.

O que mais impressiona durante a visita é que a câmara (sala de votação) está quase sempre vazia, ou seja, aberta para os visitantes entrarem e tirarem fotos. Segundo a minha guia,- uma estudante que ajuda a custear os estudos trabalhando como guia cultural-, a razão pela qual a câmara está sempre aberta para visita é porque a maioria das seções acontecem a noite. Os vereadores trabalham das 9 às 17 horas, emprego normal como todo mundo, e depois do trabalho, mais ou menos 3 vezes por semana vêm à prefeitura para participar das seções de votação que vão até tarde da noite. Jornada dupla para quem quer ser político por aqui… O salário não é tão atrativo e para ser eleito, o candidato tem que mostrar que seu desejo de contribuir para com a comunidade é genuíno, o que é provado com muitos anos de serviço voluntário e engajamento social.