b2ap3_thumbnail_Saude---Morato.JPG

A Prefeitura de Francisco Morato iniciou a “Campanha dos Três Bichos”, desenvolvida pela Atenção Básica, do Serviço de Assistência Médica (SAME), com o apoio dos professores da rede municipal de ensino. No dia oito de agosto, o Same realizou uma cerimônia solene de abertura sobre os trabalhados de combate a três moléstias: geohelmintíases, tracoma e hanseníase. O público alvo é composto por crianças com idade a partir de cinco até catorze anos de idade. O Objetivo da campanha é atuar de maneira mais eficiente para a identificação e eliminação dos casos das doenças.

O prefeito Marcelo Cecchettini passou pelo evento de lançamento, agradeceu aos servidores por seu trabalho diário e pediu empenho dos profissionais da saúde e da educação nas ações preventivas. “Estamos enfrentando todas as dificuldades com muita coragem e por isso a saúde de Francisco Morato é referência no combate a essas doenças. Queremos cuidar das pessoas e a prevenção é a principal forma de resolver o problema das doenças contagiosas em nossa cidade”, disse o prefeito. O vice-prefeito Professor Luis Fernando e o Vereador Mimo também estiveram presentes ao evento.

 

As geo-helmintíases são parasitoses intestinais que provocam dores abdominais, vômitos, perda de peso, anemia, fraqueza e cansaço. O tracoma é uma doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções que pode levar a cegueira. A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) tem como sintomas o surgimento de manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e causa sensibilidade ao calor ou frio, provocando dor tátil. Todas estas doenças têm tratamento rápido e eficaz, quando diagnosticadas.