b2ap3_thumbnail_Saude---Dengue.JPG

Ele não faz acepção de pessoas e oferece grande perigo a crianças, idosos, homens, mulheres, ricos e pobres. O mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Zica Vírus é o grande vilão a ser combatido, especialmente em períodos de chuva. Em Francisco Morato, a frente de luta consta o mosquito é liderada pela Prefeitura por meio da Vigilância em Saúde, que atua em parceria com outros setores da administração pública, entidades e empresas do município.

As ações da Prefeitura incluem a conscientização da população para os  perigos em deixar água parada em qualquer recipiente, por menor que seja, a importância da limpeza em terrenos não ocupados e cuidado com o descarte do lixo doméstico e resíduos de construção.

A busca ativa é outra forma de atuação da Prefeitura no combate ao mosquito. A Vigilância em Saúde visita residências e prédios públicos, além de acompanhar a execução de diversas obras pela cidade.

Na quarta-feira, dia 20, a empresa responsável pela instalação das redes de esgoto da Sabesp na cidade, Enotec, realizou inspeções a fim de vistoriar os pontos de trabalho que acumulam água. De acordo com técnicos da empresa, são inseridas pastilhas de cloro na água tornando-a imprópria para o desenvolvimento dos ovos do mosquito.

 

No dia 22 de janeiro, equipes da Vigilância em Saúde visitaram o Cemitério Nossa Senhora da Ressurreição e as obras da Estação Ferroviária.