b2ap3_thumbnail_Elisa_20140923-195006_1.jpg

 

Nos dias de hoje, é impossível encontrar alguém que nunca tenha passado por momentos estressantes. 

Todos passamos por dificuldades e sofrimentos, vez ou outra. Às vezes, estes momentos de estresse são mínimos, como esperar muito numa fila ou não ser bem atendido pelo vendedor da loja. Outras vezes, a pressão que sofremos, em determinada situação, é tão grande que se torna difícil superar e continuar a viver normalmente. Podemos aí, ficar tensos demais, ansiosos, deprimidos e nosso corpo pode reagir a essas mudanças adoecendo. É o que pode ocorrer, por exemplo, quando se passa pela tristeza da perda de alguém querido, quando existem mudanças bruscas no nosso cotidiano, causadas por dificuldades financeiras ou doença na família. A impressão, muitas vezes, é de que a situação é insuportável, o sofrimento não vai passar e a pessoa acaba por se entregar aos sentimentos negativos, não conseguindo mais ser feliz como antes.

Parece que tudo está perdido. Mas não é bem assim. O ser humano possui uma capacidade de superar as dificuldades e, até aprender com elas, que chamamos de resiliência.  Esse termo, na Psicologia, se refere à essa capacidade de superar limites não imaginados, passar por situações extenuantes, mantendo postura e pensamento positivos, apesar de todos os reveses, encontrar oportunidades para crescer e aprender em meio a crises, manter a esperança e o bom humor, adaptar-se às mudanças, sejam elas de qualquer origem, mantendo a integridade psíquica, isto é, o bem estar emocional, a capacidade de sentir-se tão ou mais feliz e pleno que antes.

 

Nem todos se utilizam da capacidade que têm em serem resilientes.  A resiliência é parceira da capacidade de tolerar frustrações e inimiga da autopiedade. Os resilientes são pessoas que aprendem a não depender de ninguém e de nada para estarem felizes, amam a vida e vêm sempre o lado bom das coisas. Por tudo isso, nada de ter pena de si mesmo. Mantenha a esperança e os pensamentos positivos. A dificuldade que você vive vai passar, e quando passar, esteja pronto para aproveitar o melhor da vida.