b2ap3_thumbnail_Educao---Renata.JPG

A Emef –Escola Municipal de Ensino Fundamental “Marina Vieira Bayerlein” localizada no bairro Morro Grande, em Caieiras, realizou na quarta-feira, 12 a primeira parte do ‘Festival de Poesia’, projeto da Secretaria Municipal de Educação para todas as Emefs do município. O projeto consiste em trabalhar com o gênero textual “Poesia”, nos 1ºs e 5ºs anos, onde cada professor escolheu a maneira como desenvolveria o trabalho a ser apresentado para a escola, na primeira fase, e para toda a rede, na segunda.

Os alunos dos 1ºs anos realizaram seus trabalhos baseados no poeta Pedro Bandeira, onde conheceram sua biografia e poemas, além de estudarem também outros poetas consagrados. Na primeira fase do festival que aconteceu na escola, os pequenos dos primeiros anos apresentaram uma peça teatral para todas as demais turmas e também para os pais que estiveram presentes prestigiando o evento. A organização interna do festival foi realizada pela coordenadora pedagógica Renata Romero, que convidou jurados para realizar de maneira democrática a escolha das melhores apresentações, as quais representarão a escola na segunda fase a ser realizada no Centro Cultural Izaura Neves, no próximo dia 26.

Já as turmas dos 5ºs anos além de conhecer também poetas consagrados, tiveram que pesquisar bastante sobre o lugar onde vivem: cidade e bairro. Retomando seus conhecimentos dos anos anteriores sobre a história de Caieiras, para que assim pudessem escrever seus poemas de autoria com o tema “O lugar onde vivo”. Como esta foi uma apresentação individual, cada turma em sala, elegeu dois poemas para ser apresentados, onde apenas um representará a escola na fase final do festival.

A turma do 1ºano A, da professora Michelle apresentou o teatro baseado no poema “Vai já pra dentro menino”. Já a turma do 1º ano B, da professora Estela, apresentou teatro sobre o poema “Mais respeito eu sou criança!”, ambos poemas de Pedro Bandeira. Os alunos do 5º ano A, da professora Katia, que participaram da apresentação foram: João Pedro Menezes Mota Silva e Julia Agatha Madureira Bezerra. Os alunos do 5º ano B, da professora Jessica, foram: Beatriz Caroline Menezes e Marcos Vinícios Brito Serafim.

O teatro vencedor foi da turma do 1º ano B e o vencedor dos 5ºs anos foi o aluno Marcos Vinícius, com o poema “O lugar onde vivo”. A diretora Elaine Scandoleira agradeceu a presença dos pais e dos jurados e parabenizou o trabalho dos professores e alunos. Já a coordenadora Renata falou sobre o projeto e também deu os parabéns aos vencedores. “A poesia é resultado de uma elaboração sofisticada da linguagem (até mesmo quando aparenta simplicidade). Nela, ocorre um processo de manipulação das palavras com um determinado objetivo de expressar uma certa visão da realidade. Por isso, quanto mais oportunidades os alunos tiverem para analisar bons textos poéticos, mais processos de composição ficarão conhecendo e isso contribuirá para que tenham uma ideia cada vez mais abrangente sobre a criação poética. Parabéns a todas as turmas e professores e em especial a turma do 1º ano B e ao aluno Marcos Vinícius que foram vencedores nessa primeira etapa e que nos representarão no Centro Cultural”. Finalizou Renata.