b2ap3_thumbnail_Educao---Criana-e-Adolescente.jpg

Ação aconteceu na Feira do Livro e teve como objetivo alertar a população sobre o assunto

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Caieiras realizou no dia 18 de maio, data que é lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma ação de conscientização durante a Feira do Livro 2016, que terminou na sexta-feira (20).

A equipe da Secretaria distribuiu materiais informativos sobre o tema com o objetivo de chamar a atenção para o assunto. A ação foi realizada em parceria com o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação.

O abuso sexual trata-se de qualquer forma de contato e interação sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha, que possui uma posição de autoridade. Já a exploração sexual se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro. As duas situações são tratadas como crimes de violência sexual.

 

Para denunciar, o caieirense pode entrar em contato com o Conselho Tutelar, no telefone 4445-4500, Conselhos Municipais de Assistência Social, Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Ministério Público do Trabalho ou ligar gratuitamente para o Disque Direitos Humanos (Disque 100).