b2ap3_thumbnail_Erica1.jpg

Se alimentar bem é essencial para uma vida saudável, por isso preparei uma lista que considero ponto de partida para quem deseja acertar numa boa nutrição. Primeiro, procure manter a “dieta” de segunda à sexta-feira, mas cuidado com os excessos de final de semana. 2º – Coma de “tudo”, mas cuidado com as quantidades. 3º – Quando tiver vontade de beliscar, primeiro beba 1 copo de água, depois escolha uma fruta. Alimentos que podem apresentar consumo livre: chá ou café (com adoçante), água de coco, refrigerante diet/light, limonada (com adoçante), gelatina diet/light, suco de melão ou melancia (sem açúcar) e hortaliças. 4º – Quando sair para comer fora escolha pratos que acompanhem legumes e se escolher bebida alcoólica, que seja com moderação (intercalada com 1 copo de água).

 

No inverno, é possível substituir saladas cruas por uma excelente salada quente. Refogue verduras ou cozinhe no vapor, mas não por muito tempo, para não perder os nutrientes. Esta foi minha 5ª dica.

 

6ª –  Você sabia que há temperos que emagrecem? Alguns exemplos são: pimenta vermelha (3g/dia), gengibre (1 colher de chá/ dia) e vinagre de maçã (2 colheres de chá/dia) são alimentos termogênicos, capazes de acelerar o metabolismo.

 

A sétima dica diz respeito aos diuréticos naturais. Quem tem a tendência de reter líquidos, pode amenizar o problema incluindo salsa na dieta. Ela atua no organismo como um diurético natural, ajudando os vasos sanguíneos a eliminar o excesso de líquidos. Pode ser adicionada em sanduíches, sopas e chás. 8º –  Uva no lugar do vinho: Segundo pesquisas recentes, o suco de uvas vermelhas também funciona na prevenção de problemas cardiovasculares por ter uma carga de antioxidantes semelhantes ao do vinho tinto.

 

Outra dica fantástica e muito simples de fazer, diz respeito a mudança de hábito na hora de se alimentar é a 9ª dica: comece pela salada, pessoas que comem saladas antes do almoço consomem 12% menos de calorias do que se fossem direto ao prato principal. E por último, a sobremesa: Frutas grelhadas! Para uma sobremesa deliciosa e de baixa caloria, grelhe suas frutas favoritas e acrescente canela.