b2ap3_thumbnail_capa_20170807-235957_1.jpg

O bairro Calcárea é o mais problemático de Caieiras, localizado no extremo oeste do município, em área limítrofe com Cajamar. Está há mais de 20 quilômetros de Cresciúma e seu acesso é todo por dentro das terras privadas da Cia Melhoramentos, ou pela SP 332, contornando Franco da Rocha, Francisco Morato e adentrando em Cajamar pela SP 354 até atingir o referido bairro. A população da Calcárea, mesmo estando em território caieirense, depende quase que totalmente dos serviços do município vizinho, pois não há transporte público até a área central de Caieiras.

O isolamento do bairro Calcárea é contribuído ainda pela forte presença da Cia Melhoramentos como detentora de mais da metade do território caieirense com plantação de eucaliptos que impedem a expansão urbana e o acesso à infraestrutura ao bairro.  Diante desse fato histórico e geográfico, a atual gestão encabeçou o projeto “Ação Cidadania”,  idealizado pelo secretário Rodrigo de Moraes Oliveira, em um trabalho conjunto entre as demais Secretarias da Prefeitura de Caieiras, que tem por objetivo promover uma série de atividades voltadas para a promoção da cidadania nos bairros.

E foi exatamente isso que aconteceu no último sábado, 05 de agosto, na EMEB. Profª. Nahyr Mendes Winesky. Por cerca de 8 horas, os moradores da Calcárea receberam uma intensa programação de ações relacionadas às atividades esportivas, culturais e recreativas. Além disso, foram emitidos vários documentos pessoais como a 2ª via do RG; 2ª via do CPF; cadastro na nota fiscal paulista; emissão de atestado de antecedentes e certidão criminal; elaboração de currículos; emissão de carteira profissional (1ª via); preenchimento do INSS, encaminhamentos para inserção no mercado de trabalho e ainda foram realizados acompanhamento médico e vários testes como de glicemia; de visão; de DST/AIDS e inúmeras ações de inclusão social e valorização cidadã.

 

Segundo o secretário Rodrigo de Moraes Oliveira, o sucesso desta ação realizada no bairro da Calcárea, é apenas a primeira parte de várias ações que serão desenvolvidas em outros bairros do município, buscando assim, atender o maior número possível de pessoas, e levar muitos serviços e atrações que a Prefeitura pode oferecer dentro de cada bairro. E conclui que, tal ação só foi possível graças ao trabalho ativo do prefeito Gersinho Romero, de seu vice- Adriano Sopó, e de todos os seus colegas secretários que estão se empenhando fortemente para os próximos eventos.